Avaliação, Plano Nacional de Educação de 2014 - 2024 e as interpretações acerca da Meta 7

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55105

Palavras-chave:

Avaliação, Plano Nacional de Educação, Ideb, Gestão por resultados

Resumo

No presente estudo, tomamos como base a análise documental do índice de Desenvolvimento da Educação Básica, meta 7, do Plano Nacional de Educação, objetivamos discutir acerca de suas implicações na gestão da educação pública. Preocupados em eximir o Estado de sua responsabilidade pelos baixos índices do sistema de avaliação do ensino público e escassos investimentos na educação pública, evidenciamos que há dúvidas se o índice tem sido considerado um indicador suficiente para realmente avaliar a qualidade em educação. O discurso sobre o rendimento escolar do aluno face à gestão por resultado cria a imagem de que a Escola tem conseguido resolver todos os seus problemas e situações conflituosas no seu espaço e que nela se reproduz a lógica do capital global em vigor.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

José Marcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - Brasil

Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne). Professora do Departamento de Educação pela Universidade Federal de Viçosa. 

 

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; MELLO, R. M. A. V. de. Avaliação, Plano Nacional de Educação de 2014 - 2024 e as interpretações acerca da Meta 7. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 433–452, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-55105. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55105. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua