Financiamento da Educação Básica no Brasil: a federação em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55590

Palavras-chave:

Financiamento da Educação Básica, Federalismo, Política Educacional

Resumo

Analisamos a estrutura da política de financiamento da Educação Básica no contexto da organização federativa do Estado brasileiro, de sua fundação à promulgação da Constituição Federal de 1988. A análise foi qualitativa. Concluímos que estados economicamente fortes tiveram maior poder de barganha frente aqueles com menos recursos, aprofundando as desigualdades regionais, culminando nos anos 1980/1990 em políticas governamentais organizadas em torno da regulação de “racionalidade democrática”, com dispersão de recursos, racionalidade financeira e redução de gastos públicos e tamanho do Estado.

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Biografia do Autor

Danielle Cristina de Brito Mendes, Universidade Federal do Pará - Brasil

Pedagoga da Universidade Federal do Pará; Doutora em Educação (UFPA).

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará - Brasil

Professora Associada da Universidade Federal do Pará; Doutora em Educação (UFRGS).

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

MENDES, D. C. de B. .; GUTIERRES, D. V. G. . Financiamento da Educação Básica no Brasil: a federação em perspectiva. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–242, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-55590. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55590. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos