Currículo: instrumento de identidade e independência epistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-54837

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Processos formativos, Identidades

Resumo

O currículo tornou-se um instrumento que possibilita às instituições formativas ter sua elaboração frente a narrativas e identidades de seus atores. O artigo tem como objetivo dialogar sobre a relação entre o currículo e a decolonialidade do ser e saber nos processos formativos, de modo a explicitar uma concepção de currículo que seja capaz de evocar, em suas práticas e metodologias, identidades, narrativas e conhecimentos dos atores no processo de formação, mostrando como é possível um currículo agregar as identidades culturais em sua concepção. Assim, é imprescindível explicitar quais são as concepções norteadoras da decolonialidade para o currículo e os processos formativos, considerando-se os aspectos sociais e culturais, e apontar suas condições de possibilidades.

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Biografia do Autor

Érica Ferreira da Silva, Universidade de Brasília - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília/UNB. Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal/SEEDF.

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

SILVA, Érica F. da. Currículo: instrumento de identidade e independência epistêmica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 482–495, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-54837. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54837. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua