Sobre a Revista

A Revista de Educação Popular é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De periodicidade quadrimestral, a revista visa a publicação de trabalhos originais que priorizem abordagens e análises sobre a produção teórica e prática nos campos da educação popular, educação popular em saúde e cultura popular, bem como trabalhos que apresentem discussão alinhada a temas e a referenciais do campo da educação popular, nas modalidades artigo, relato de experiência, comunicação e resenha. 

Notícias

Chamada para composição do número especial (2025): “Saberes insurgentes e práticas populares diante da crise climática e do colapso civilizatório”

04-07-2025

A Revista de Educação Popular (ISSN: 1982-7660), publicação quadrimestral da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais e o Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, ambos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), convida membros de comunidades acadêmicas e pesquisadores das instituições de ensino superior a submeterem trabalhos para a Edição Especial de 2025 “Saberes insurgentes e práticas populares diante da crise climática e do colapso civilizatório”, cuja temática é transição energética e crise civilizatória na perspectiva da educação popular e visa acolher trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos que expressem as vozes, experiências e saberes diante das crises socioambientais, culturais e espirituais que marcam o presente. Interessa-nos, sobretudo, compreender como a educação popular – em sua articulação com os movimentos sociais, com a extensão universitária crítica e com epistemologias insurgentes – têm se posicionado, construído alternativas e tensionado os discursos hegemônicos sobre desenvolvimento, energia, clima e futuro.

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Edição Atual

v. 24 n. 1 (2025): Revista de Educação Popular (ISSN 1982-7660)
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Publicado: 01-04-2025

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A REP configura-se como um instrumento de divulgação de teorias e práticas sobre educação, saúde e cultura populares, propiciando a socialização da produção acadêmica e dos grupos e movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e a inclusão de conhecimentos produzidos pela Academia no exame da realidade atual pelos movimentos sociais e outras comunidades externas.