Educação Permanente em Saúde (EPS) e a qualidade dos registros de informações em saúde
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75005Palavras-chave:
Sistemas de informação em saúde, Educação em saúde, Programas de Pós-graduação em Saúde, Internato e residência, Trabalhador da saúdeResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação de estratégias de Educação Permanente em Saúde (EPS) e Educação Popular para qualificação dos registros no e-SUS por Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A intervenção consistiu em seis oficinas dialógicas que promoveram a reflexão crítica sobre o processo de trabalho, utilizando metodologias participativas baseadas na problematização da prática e construção coletiva de soluções. Os resultados demonstraram uma redução de 88,87% nas inconsistências cadastrais, avaliadas por meio de Gráficos de Pareto, além de evidenciarem maior autonomia e empoderamento dos profissionais. A abordagem destacou-se por: (1) integrar ensino e serviço por meio da participação de residentes como facilitadores; (2) fortalecer o vínculo dos ACS com o território; e (3) criar um plano de ação sustentável para manutenção da qualidade dos dados. Apesar dos avanços, identificou-se como desafio a necessidade de ampliar a participação comunitária para consolidar os princípios da Educação Popular. Conclui-se que a EPS, articulada com metodologias participativas, é uma estratégia eficaz para transformação das práticas profissionais na Atenção Primária, com potencial de replicação em outros contextos do SUS.
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