Liberdade entre quatro paredes

círculos de biblioterapia com jovens em situação de privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76368

Palavras-chave:

Biblioterapia, Educação libertadora, Jovens, Literatura

Resumo

Este relato de experiência contempla vivências nas oficinas de biblioterapia realizadas em um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) localizado em Santa Catarina (SC), como processo emancipatório dos sujeitos em situação de privação de liberdade. As medidas socioeducativas visam garantir os direitos de crianças e adolescentes e devem ser de caráter não punitivo, no entanto, podem influenciar o processo de individuação, aprendizagem e autonomia dos sujeitos. Sendo a biblioterapia uma prática de leitura e diálogo a partir da literatura, por meio dos círculos, pretendeu-se compreender de que forma essa ferramenta pode ser utilizada em espaços de vulnerabilidade para a promoção da emancipação de jovens. Foram realizados encontros semanais, durante cinco semanas, envolvendo um total de dez jovens. Nos encontros, eles demonstraram um forte desejo de expressão por meio de falas, escritos e desenhos. Os círculos de biblioterapia proporcionaram um ambiente fértil para trocas de saberes e reflexões sobre si e o mundo, permitindo que eles se vissem como sujeitos de suas histórias e criassem possibilidades de futuro a partir dos diálogos do grupo. Assim sendo, a biblioterapia se configura como um instrumento potente de educação popular para essa população.

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Biografia do Autor

  • Vitor Apolinário Malgarezi, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutorando em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil.

  • Camila Citadin Milaneze, Sociedade Educacional de Santa Catarina

    Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Sociedade Educacional de Santa Catarina, Brasil.

  • Dipaula Minotto da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil.

  • Camila Maffioleti Cavaler, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

MALGAREZI, Vitor Apolinário; MILANEZE, Camila Citadin; SILVA, Dipaula Minotto da; CAVALER, Camila Maffioleti. Liberdade entre quatro paredes: círculos de biblioterapia com jovens em situação de privação de liberdade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 434–446, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76368. Acesso em: 26 dez. 2025.