Liberdade entre quatro paredes
círculos de biblioterapia com jovens em situação de privação de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76368Palavras-chave:
Biblioterapia, Educação libertadora, Jovens, LiteraturaResumo
Este relato de experiência contempla vivências nas oficinas de biblioterapia realizadas em um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) localizado em Santa Catarina (SC), como processo emancipatório dos sujeitos em situação de privação de liberdade. As medidas socioeducativas visam garantir os direitos de crianças e adolescentes e devem ser de caráter não punitivo, no entanto, podem influenciar o processo de individuação, aprendizagem e autonomia dos sujeitos. Sendo a biblioterapia uma prática de leitura e diálogo a partir da literatura, por meio dos círculos, pretendeu-se compreender de que forma essa ferramenta pode ser utilizada em espaços de vulnerabilidade para a promoção da emancipação de jovens. Foram realizados encontros semanais, durante cinco semanas, envolvendo um total de dez jovens. Nos encontros, eles demonstraram um forte desejo de expressão por meio de falas, escritos e desenhos. Os círculos de biblioterapia proporcionaram um ambiente fértil para trocas de saberes e reflexões sobre si e o mundo, permitindo que eles se vissem como sujeitos de suas histórias e criassem possibilidades de futuro a partir dos diálogos do grupo. Assim sendo, a biblioterapia se configura como um instrumento potente de educação popular para essa população.
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