Projeto Escola Zé Peão (PEZP)
um olhar para a formação docente na formação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76861Palavras-chave:
Percurso formativo docente, Educação popular, Perspectiva freireana, Projeto Escola Zé Peão (PEZP)Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a influência de Paulo Freire no processo formativo das professoras que atuaram no Projeto Escola Zé Peão (PEZP), uma experiência de educação de adultos e educação popular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, visando a compreender os aspectos subjetivos na formação dessas professoras. O estudo se baseou em um levantamento bibliográfico e documental sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e sobre o PEZP, seguido pela análise das entrevistas realizadas com nove professoras que participaram do projeto nos anos de 2000 e 2001. Para a análise, as entrevistas foram organizadas nas seguintes categorias: percurso formativo; formação transformadora – envolvendo um simples treinamento para professores; e a influência freireana nas narrativas das professoras participantes. Os resultados indicaram um processo dialógico de formação docente, no qual a relação entre aluno e professor é fundamental, além da forte presença da influência freireana na formação dessas profissionais.
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