Extensão universitária e educação popular

saberes em luta na Amazônia maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-77426

Palavras-chave:

Extensão universitária, Escola de Educação Popular, Sistematização de experiências, Conflitos socioambientais e territoriais, Corredor Carajás

Resumo

As experiências do projeto de extensão “Escola de Educação Popular no Corredor Carajás: Cidadania, Direitos Humanos e Direitos da Natureza” permitem refletir acerca dos processos formativos que envolvem jovens expostos às situações de conflitos territoriais e ambientais em locais afetados por empreendimentos desenvolvimentistas do Corredor Carajás, na Amazônia maranhense, além de contribuir para pensar a educação popular nesses contextos. Logo, o objetivo deste artigo é refletir sobre a educação popular, bem como caminhos e escutas, fortalezas e desafios, a partir de encontros, experiências dos territórios e esforços de jovens por sentir, compreender e agir diante dos conflitos. A elaboração do artigo está fundamentada no acompanhamento direto dos processos de preparação e execução dos processos formativos, do exame do material pedagógico, dos relatos produzidos a cada encontro, além de relatórios gerais feitos pela equipe. A Escola de Educação Popular é concebida como um espaço de fortalecimento da pluralidade de vozes que emergem dos conflitos, da preservação das memórias de luta, do compartilhamento de experiências e da socialização de pesquisas e investigações em temáticas afins, bem como da construção de saberes partilhados que sustentam outras formas de pensar e viver.

 

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Biografia do Autor

  • Cíndia Brustolin, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

  • Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior, Universidade Federal do Maranhão

    Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; pós-doutoral em Sociologia pela mesma instituição; professor na Universidade Federal do Maranhão, Brasil; líder do Grupo de Estudos "Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente" na mesma instituição.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

BRUSTOLIN, Cíndia; SANT’ANA JÚNIOR, Horácio Antunes de. Extensão universitária e educação popular: saberes em luta na Amazônia maranhense. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 266–288, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-77426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/77426. Acesso em: 26 dez. 2025.