Projeto Herbário Vivo
combatendo a invisibilidade botânica por meio da vivência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76709Palavras-chave:
Educação ambiental, Biodiversidade, Biologia vegetal, ExtensãoResumo
Este texto apresenta e discute as atividades desenvolvidas no Projeto Herbário Vivo – uma iniciativa de extensão universitária, criada em 2022, vinculada ao Herbário de Niterói (NIT) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto tem como objetivo combater a “invisibilidade botânica”, aproximando a comunidade do conhecimento sobre botânica, diversidade vegetal e flora local. Aberto para visitação escolar da rede pública e particular (ao NIT), desde o ensino fundamental ao ensino médio, o projeto promove abordagens práticas, como coleta, observação e herborização de plantas, permitindo aos participantes uma experiência imersiva no mundo botânico. O contato direto com material botânico mediado pela equipe de extensionistas traz a proposta de popularizar o conhecimento produzido e armazenado pelos herbários, bem como educar o público externo à academia sobre a importância da manutenção de coleções científicas salvaguardadas por instituições públicas. As atividades práticas estimulam a percepção da diversidade de formas, cores e aromas da natureza, além de conduzir à conscientização sobre a importância da biodiversidade, da conservação ambiental e do conhecimento e valorização da flora nativa local, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e conservacionistas.
Downloads
Referências
AMARAL, F. M.; PAIVA, S. R.; JOFFILY, A. Avaliação da autenticidade de drogas vegetais baseada na análise morfológica macro e microscópica. In: LÓPEZ, R. E. S.; SILVA, L. L. C. (org.). Saberes, ciências e plantas medicinais: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Farmanguinhos/Fiocruz, 2024. p. 95-112.
ARDOIN, N. M.; BOWERS, A. W. Early childhood environmental education: a systematic review of the research literature. Educational Research Review, [S. l.], v. 31, p. 100353l, nov. 2020. DOI 10.1016/j.edurev.2020.100353. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34173434/. Acesso em: 13 out. 2025.
BATES, E. Can natural history collections support a connection to nature for young children and families? Museum and Society, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 369-382, nov. 2018. DOI 10.29311/MAS.V16I3.2795. Disponível em: https://journals.le.ac.uk/index.php/mas/article/view/2795. Acesso em: 13 out. 2025.
BENNETT, B. C.; BALICK, M. J. Does the name really matter? The importance of botanical nomenclature and plant taxonomy in biomedical research. Journal of Ethnopharmacology, [S. l.], v. 152, n. 3, p. 387-392, mar. 2014. DOI 10.1016/j.jep.2013.11.042. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24321863/. Acesso em: 13 out. 2025.
BONNEY, R. et al. Can citizen science enhance public understanding of science? Public Understanding of Science, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 2-16, jan. 2016. DOI 10.1177/0963662515607406. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26445860/. Acesso em: 13 out. 2025.
CARINE, M. A. et al. Examining the spectra of herbarium uses and users. Botany Letters, [S. l.], v. 165, n. 3-4, p. 328-336, 2018. DOI 10.1080/23818107.2018.1482782. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23818107.2018.1482782. Acesso em: 13 out. 2025.
COOK, J. A. et al. Natural history collections as emerging resources for innovative education. BioScience, [S. l.], v. 64, n. 8, p. 725-734, ago. 2014. DOI 10.1093/biosci/biu096. Disponível em: https://academic.oup.com/bioscience/article-abstract/64/8/725/238154. Acesso em: 13 out. 2025.
CRISCI, J. V. et al. The end of botany. Trends in Plant Science, [S. l.], v. 25, n. 12, p. 1173-1176, dez. 2020. DOI 10.1016/j.tplants.2020.09.012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33046371/. Acesso em: 13 out. 2025.
DALLIMER, M. et al. Biodiversity and the feel-good factor: understanding associations between self-reported human well-being and species richness. BioScience, [S. l.], v. 62, n. 1, p. 47-55, jan. 2012. DOI 10.1525/bio.2012.62.1.9. Disponível em: https://academic.oup.com/bioscience/article-abstract/62/1/47/295411?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.
FALK, J. H. Museums as institutions for personal learning. Daedalus, [S. l.], v. 128, n. 3, p. 259-275, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20027574. Acesso em: 5 nov. 2024.
FARAJI, L.; KARIMI, M. Botanical gardens as valuable resources in plant sciences. Biodiversity and Conservation, [S. l.], v. 31, p. 2905-2926, jan. 2022. DOI 10.1007/s10531-019-01926-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10531-019-01926-1. Acesso em: 13 out. 2025.
FERNANDES, T. et al. Two new species of Eugenia (Myrtaceae) from the Brazilian Atlantic Forest. Kew Bulletin, [S. l.], v. 78, p. 95-105, fev. 2023. DOI 10.1007/s12225-022-10070-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12225-022-10070-z. Acesso em: 13 out. 2025.
FUNK, V. A. 100 uses for an herbarium: well at least 72. American Society of Plant Taxonomists Newsletter, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 17-19, 2003. Disponível em: https://repository.si.edu/items/ba6f92b1-53c3-49d4-b771-3a0b8d570199. Acesso em: 13 out. 2025.
FUNK, V. A. Collections-based science in the 21st century. Journal of Systematics and Evolution, [S. l.], vol. 56, n. 3, p. 175-193, abr. 2018. DOI 10.1111/jse.12315. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jse.12315. Acesso em: 13 out. 2025.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, Brasília, v. 18, n. 1, p. 10-32, dez. 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rdl/article/view/3909. Acesso em: 13 out. 2025.
GASPER, A. L. et al. Brazilian herbaria: an overview. Acta Botanica Brasilica, Brasília, v. 34, n. 2, p. 352-359, abr./jun. 2020. DOI 10.1590/0102-33062019abb0390. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/dhnZ9ZGBMJ6MBKNYnJVcd3w/?lang=en. Acesso em: 13 out. 2025.
KLETEČKI, N. et al. Plants are not boring, school botany is. Education Sciences, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 489, 2023. DOI 10.3390/educsci13050489. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/5/489. Acesso em: 13 out. 2025.
MUJTABA, T. et al. Learning and engagement through natural history museums. Studies in Science Education, [S. l.], v. 54, n. 1, p. 41-67, mar. 2018. DOI 10.1080/03057267.2018.1442820. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03057267.2018.1442820. Acesso em: 13 out. 2025.
PARSLEY, M. K. Plant awareness disparity: a case for renaming plant blindness. Plants, People, Planet, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 598-601, out. 2020. DOI 10.1002/PPP3.10153. Disponível em: https://nph.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ppp3.10153. Acesso em: 13 out. 2025.
PAULO, F. S. Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 26, ed. esp., p. 1-18, 2022. DOI 10.5902/2236499472224. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72224. Acesso em: 12 dez. 2025.
PEI, S. Ethnobotanical approaches of traditional medicine studies: some experiences from Asia. Pharmaceutical Biology, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 74-79. 2001. DOI 10.1076/phbi.39.s1.74.0005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21554174/. Acesso em: 13 out. 2025.
PEREIRA, R.; FREIRE, S. Princípios da educação ambiental popular: fundamentos e perspectivas. Educação, Santa Maria, v. 49, 2024. DOI 10.5902/1984644469895. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69895. Acesso em: 12 dez. 2025.
PEREIRA, V. A.; SILVA, R. F.; RAMÍREZ-SÁNCHEZ, M. Y. Educação ambiental popular na América Latina e Caribe e educação para o desenvolvimento sustentável: incongruências e desafios. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, v. 13, n. 1, p. 92-113, 2022. DOI 10.31072/rcf.v13i1.1050. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1050. Acesso em: 13 out. 2025.
PERUZZI, L. Floristic inventories and collaborative approaches: a new era for checklists and floras? Plant Biosystems – An International Journal Dealing with All Aspects of Plant Biology, [S. l.], v. 152, n. 2, p. 177-178, fev. 2018. DOI 10.1080/11263504.2017.1419997. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11263504.2017.1419997. Acesso em: 13 out. 2025.
QUERNER, P. Insect pests and integrated pest management in museums, libraries and historic buildings. Insects, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 595-607, jun. 2015. DOI 10.3390/insects6020595. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-4450/6/2/595. Acesso em: 13 out. 2025.
RØNSTED, N.; GRACE, O. M.; CARINE, M. A. Editorial: integrative and translational uses of herbarium collections across time, space, and species. Frontiers in Plant Science, [S. l.], v. 11, ago. 2020. DOI 10.3389/fpls.2020.01319. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2020.01319/full. Acesso em: 13 out. 2025.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. DOI 10.1590/S0103-40142016.30870011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/z86xt6ksbQbZfnzvFNnYwZH/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2025.
SANDERS, D. L. Making public the private life of plants: the contribution of informal learning environments. International Journal of Science Education, [S. l.], v. 29, n. 10, p. 1209-1228, jun. 2007. DOI 10.1080/09500690600951549. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690600951549. Acesso em: 13 out. 2025.
STROUD, S. et al. The botanical education extinction and the fall of plant awareness. Ecology and Evolution, [S. l.], v. 12, n. 7, p. e9019, 2022. DOI 10.1002/ece3.9019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ece3.9019. Acesso em: 12 dez. 2025.
TAYLOR, E. W.; NEILL, A. C. Museum education: a nonformal education perspective. Journal of Museum Education, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 23-32, 2008. DOI 10.1080/10598650.2008.11510584. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10598650.2008.11510584. Acesso em: 13 out. 2025.
THOMAS, H.; OUGHAM, H.; SANDERS, D. Plant blindness and sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 41-57, jan. 2021. DOI 10.1108/IJSHE-09-2020-0335. Disponível em: https://www.emerald.com/ijshe/article-abstract/23/1/41/156621/Plant-blindness-and-sustainability?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.
TINBERGEN, L. The natural control of insects in pinewoods. Archives Néerlandaises de Zoologie, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 265-343, 1960. Disponível em: https://brill.com/view/journals/anz/13/3/article-p265_2.xml?srsltid=AfmBOor7-jxQRv8ZtA8euB9hcDoKLM8eGFn5RmCamoGQKjov5l_UDgwt. Acesso em: 13 out. 2025.
TURLAND, N. J. et al. International code of nomenclature for algae, fungi, and plants (Shenzhen Code). Glashütten: Koeltz Botanical Books, 2018.
URSI, S.; SALATINO, A. Nota Científica: é tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022. DOI 10.11606/issn.2316-9052.v39ip1-4. Disponível em: https://share.google/OXbahSbfxWNmrKjjz. Acesso em: 13 out. 2025.
VELLA-BRODRICK, D. A.; GILOWSKA, K. Effects of nature (greenspace) on cognitive functioning in school children and adolescents: a systematic review. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 34, p. 1217-1254, mar. 2022. DOI https://doi.org/10.1007/s10648-022-09658-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-022-09658-5. Acesso em: 13 out. 2025.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, [S. l.], v. 61, n. 2, p. 82-86, fev. 1999. DOI 10.2307/4450624. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/61/2/82/15933/Preventing-Plant-Blindness?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.
WHEELER, Q. D. The new taxonomy. Boca Raton: CRC Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Hoffmann, Lucas da Cunha Santos, Luiz Fernando Pires Oliveira, Adriana Quintella Lobão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


