Projeto Herbário Vivo

combatendo a invisibilidade botânica por meio da vivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76709

Palavras-chave:

Educação ambiental, Biodiversidade, Biologia vegetal, Extensão

Resumo

Este texto apresenta e discute as atividades desenvolvidas no Projeto Herbário Vivo – uma iniciativa de extensão universitária, criada em 2022, vinculada ao Herbário de Niterói (NIT) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto tem como objetivo combater a “invisibilidade botânica”, aproximando a comunidade do conhecimento sobre botânica, diversidade vegetal e flora local. Aberto para visitação escolar da rede pública e particular (ao NIT), desde o ensino fundamental ao ensino médio, o projeto promove abordagens práticas, como coleta, observação e herborização de plantas, permitindo aos participantes uma experiência imersiva no mundo botânico. O contato direto com material botânico mediado pela equipe de extensionistas traz a proposta de popularizar o conhecimento produzido e armazenado pelos herbários, bem como educar o público externo à academia sobre a importância da manutenção de coleções científicas salvaguardadas por instituições públicas. As atividades práticas estimulam a percepção da diversidade de formas, cores e aromas da natureza, além de conduzir à conscientização sobre a importância da biodiversidade, da conservação ambiental e do conhecimento e valorização da flora nativa local, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e conservacionistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Hoffmann, Universidade Federal Fluminense

    Mestre em Taxonomia e Biodiversidade pela Faculdade Imperial de Londres, Inglaterra; técnico na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Lucas da Cunha Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestrando em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Luiz Fernando Pires Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Adriana Quintella Lobão, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar pela Escola Nacional de Botânica Tropical, Rio de Janeiro, Brasil; professora na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

AMARAL, F. M.; PAIVA, S. R.; JOFFILY, A. Avaliação da autenticidade de drogas vegetais baseada na análise morfológica macro e microscópica. In: LÓPEZ, R. E. S.; SILVA, L. L. C. (org.). Saberes, ciências e plantas medicinais: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Farmanguinhos/Fiocruz, 2024. p. 95-112.

ARDOIN, N. M.; BOWERS, A. W. Early childhood environmental education: a systematic review of the research literature. Educational Research Review, [S. l.], v. 31, p. 100353l, nov. 2020. DOI 10.1016/j.edurev.2020.100353. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34173434/. Acesso em: 13 out. 2025.

BATES, E. Can natural history collections support a connection to nature for young children and families? Museum and Society, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 369-382, nov. 2018. DOI 10.29311/MAS.V16I3.2795. Disponível em: https://journals.le.ac.uk/index.php/mas/article/view/2795. Acesso em: 13 out. 2025.

BENNETT, B. C.; BALICK, M. J. Does the name really matter? The importance of botanical nomenclature and plant taxonomy in biomedical research. Journal of Ethnopharmacology, [S. l.], v. 152, n. 3, p. 387-392, mar. 2014. DOI 10.1016/j.jep.2013.11.042. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24321863/. Acesso em: 13 out. 2025.

BONNEY, R. et al. Can citizen science enhance public understanding of science? Public Understanding of Science, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 2-16, jan. 2016. DOI 10.1177/0963662515607406. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26445860/. Acesso em: 13 out. 2025.

CARINE, M. A. et al. Examining the spectra of herbarium uses and users. Botany Letters, [S. l.], v. 165, n. 3-4, p. 328-336, 2018. DOI 10.1080/23818107.2018.1482782. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23818107.2018.1482782. Acesso em: 13 out. 2025.

COOK, J. A. et al. Natural history collections as emerging resources for innovative education. BioScience, [S. l.], v. 64, n. 8, p. 725-734, ago. 2014. DOI 10.1093/biosci/biu096. Disponível em: https://academic.oup.com/bioscience/article-abstract/64/8/725/238154. Acesso em: 13 out. 2025.

CRISCI, J. V. et al. The end of botany. Trends in Plant Science, [S. l.], v. 25, n. 12, p. 1173-1176, dez. 2020. DOI 10.1016/j.tplants.2020.09.012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33046371/. Acesso em: 13 out. 2025.

DALLIMER, M. et al. Biodiversity and the feel-good factor: understanding associations between self-reported human well-being and species richness. BioScience, [S. l.], v. 62, n. 1, p. 47-55, jan. 2012. DOI 10.1525/bio.2012.62.1.9. Disponível em: https://academic.oup.com/bioscience/article-abstract/62/1/47/295411?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.

FALK, J. H. Museums as institutions for personal learning. Daedalus, [S. l.], v. 128, n. 3, p. 259-275, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20027574. Acesso em: 5 nov. 2024.

FARAJI, L.; KARIMI, M. Botanical gardens as valuable resources in plant sciences. Biodiversity and Conservation, [S. l.], v. 31, p. 2905-2926, jan. 2022. DOI 10.1007/s10531-019-01926-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10531-019-01926-1. Acesso em: 13 out. 2025.

FERNANDES, T. et al. Two new species of Eugenia (Myrtaceae) from the Brazilian Atlantic Forest. Kew Bulletin, [S. l.], v. 78, p. 95-105, fev. 2023. DOI 10.1007/s12225-022-10070-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12225-022-10070-z. Acesso em: 13 out. 2025.

FUNK, V. A. 100 uses for an herbarium: well at least 72. American Society of Plant Taxonomists Newsletter, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 17-19, 2003. Disponível em: https://repository.si.edu/items/ba6f92b1-53c3-49d4-b771-3a0b8d570199. Acesso em: 13 out. 2025.

FUNK, V. A. Collections-based science in the 21st century. Journal of Systematics and Evolution, [S. l.], vol. 56, n. 3, p. 175-193, abr. 2018. DOI 10.1111/jse.12315. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jse.12315. Acesso em: 13 out. 2025.

GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, Brasília, v. 18, n. 1, p. 10-32, dez. 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rdl/article/view/3909. Acesso em: 13 out. 2025.

GASPER, A. L. et al. Brazilian herbaria: an overview. Acta Botanica Brasilica, Brasília, v. 34, n. 2, p. 352-359, abr./jun. 2020. DOI 10.1590/0102-33062019abb0390. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/dhnZ9ZGBMJ6MBKNYnJVcd3w/?lang=en. Acesso em: 13 out. 2025.

KLETEČKI, N. et al. Plants are not boring, school botany is. Education Sciences, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 489, 2023. DOI 10.3390/educsci13050489. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/5/489. Acesso em: 13 out. 2025.

MUJTABA, T. et al. Learning and engagement through natural history museums. Studies in Science Education, [S. l.], v. 54, n. 1, p. 41-67, mar. 2018. DOI 10.1080/03057267.2018.1442820. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03057267.2018.1442820. Acesso em: 13 out. 2025.

PARSLEY, M. K. Plant awareness disparity: a case for renaming plant blindness. Plants, People, Planet, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 598-601, out. 2020. DOI 10.1002/PPP3.10153. Disponível em: https://nph.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ppp3.10153. Acesso em: 13 out. 2025.

PAULO, F. S. Educação popular freiriana como paradigma da educação do campo e da educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 26, ed. esp., p. 1-18, 2022. DOI 10.5902/2236499472224. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/72224. Acesso em: 12 dez. 2025.

PEI, S. Ethnobotanical approaches of traditional medicine studies: some experiences from Asia. Pharmaceutical Biology, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 74-79. 2001. DOI 10.1076/phbi.39.s1.74.0005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21554174/. Acesso em: 13 out. 2025.

PEREIRA, R.; FREIRE, S. Princípios da educação ambiental popular: fundamentos e perspectivas. Educação, Santa Maria, v. 49, 2024. DOI 10.5902/1984644469895. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69895. Acesso em: 12 dez. 2025.

PEREIRA, V. A.; SILVA, R. F.; RAMÍREZ-SÁNCHEZ, M. Y. Educação ambiental popular na América Latina e Caribe e educação para o desenvolvimento sustentável: incongruências e desafios. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, v. 13, n. 1, p. 92-113, 2022. DOI 10.31072/rcf.v13i1.1050. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1050. Acesso em: 13 out. 2025.

PERUZZI, L. Floristic inventories and collaborative approaches: a new era for checklists and floras? Plant Biosystems – An International Journal Dealing with All Aspects of Plant Biology, [S. l.], v. 152, n. 2, p. 177-178, fev. 2018. DOI 10.1080/11263504.2017.1419997. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11263504.2017.1419997. Acesso em: 13 out. 2025.

QUERNER, P. Insect pests and integrated pest management in museums, libraries and historic buildings. Insects, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 595-607, jun. 2015. DOI 10.3390/insects6020595. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-4450/6/2/595. Acesso em: 13 out. 2025.

RØNSTED, N.; GRACE, O. M.; CARINE, M. A. Editorial: integrative and translational uses of herbarium collections across time, space, and species. Frontiers in Plant Science, [S. l.], v. 11, ago. 2020. DOI 10.3389/fpls.2020.01319. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2020.01319/full. Acesso em: 13 out. 2025.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. DOI 10.1590/S0103-40142016.30870011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/z86xt6ksbQbZfnzvFNnYwZH/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2025.

SANDERS, D. L. Making public the private life of plants: the contribution of informal learning environments. International Journal of Science Education, [S. l.], v. 29, n. 10, p. 1209-1228, jun. 2007. DOI 10.1080/09500690600951549. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690600951549. Acesso em: 13 out. 2025.

STROUD, S. et al. The botanical education extinction and the fall of plant awareness. Ecology and Evolution, [S. l.], v. 12, n. 7, p. e9019, 2022. DOI 10.1002/ece3.9019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ece3.9019. Acesso em: 12 dez. 2025.

TAYLOR, E. W.; NEILL, A. C. Museum education: a nonformal education perspective. Journal of Museum Education, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 23-32, 2008. DOI 10.1080/10598650.2008.11510584. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10598650.2008.11510584. Acesso em: 13 out. 2025.

THOMAS, H.; OUGHAM, H.; SANDERS, D. Plant blindness and sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 41-57, jan. 2021. DOI 10.1108/IJSHE-09-2020-0335. Disponível em: https://www.emerald.com/ijshe/article-abstract/23/1/41/156621/Plant-blindness-and-sustainability?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.

TINBERGEN, L. The natural control of insects in pinewoods. Archives Néerlandaises de Zoologie, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 265-343, 1960. Disponível em: https://brill.com/view/journals/anz/13/3/article-p265_2.xml?srsltid=AfmBOor7-jxQRv8ZtA8euB9hcDoKLM8eGFn5RmCamoGQKjov5l_UDgwt. Acesso em: 13 out. 2025.

TURLAND, N. J. et al. International code of nomenclature for algae, fungi, and plants (Shenzhen Code). Glashütten: Koeltz Botanical Books, 2018.

URSI, S.; SALATINO, A. Nota Científica: é tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022. DOI 10.11606/issn.2316-9052.v39ip1-4. Disponível em: https://share.google/OXbahSbfxWNmrKjjz. Acesso em: 13 out. 2025.

VELLA-BRODRICK, D. A.; GILOWSKA, K. Effects of nature (greenspace) on cognitive functioning in school children and adolescents: a systematic review. Educational Psychology Review, [S. l.], v. 34, p. 1217-1254, mar. 2022. DOI https://doi.org/10.1007/s10648-022-09658-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10648-022-09658-5. Acesso em: 13 out. 2025.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, [S. l.], v. 61, n. 2, p. 82-86, fev. 1999. DOI 10.2307/4450624. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article-abstract/61/2/82/15933/Preventing-Plant-Blindness?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 13 out. 2025.

WHEELER, Q. D. The new taxonomy. Boca Raton: CRC Press, 2008.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

HOFFMANN, André; SANTOS, Lucas da Cunha; OLIVEIRA, Luiz Fernando Pires; LOBÃO, Adriana Quintella. Projeto Herbário Vivo: combatendo a invisibilidade botânica por meio da vivência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 478–496, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76709. Acesso em: 26 dez. 2025.