Sobre a Revista

Resumo

A Revista de Educação Popular é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De periodicidade quadrimestral, a revista visa a publicação de trabalhos originais que priorizem abordagens e análises sobre a produção teórica e prática nos campos da educação popular, cultura popular e educação popular em saúde, bem como trabalhos que apresentem discussão alinhada a temas e a referenciais do campo da educação popular.

Histórico

A Revista de Educação Popular (REP) foi criada em 27 de novembro de 2001 como produto do Programa de Formação em Educadores Populares da PROEXC. Uma vez institucionalizada, a REP se tornou uma publicação da PROEXC/UFU e vem se consolidando como um meio de divulgação de possibilidades de transformações sociais, políticas, éticas e estéticas, pautada em orientações teóricas, filosóficas, científicas e artísticas que se contrapõem às práticas exclusivistas de produção de conhecimento e à hierarquia social dos objetos de estudo.

Temas

Educação popular, Educação Popular em Saúde e Cultura Popular.

Foco e Escopo

A REP prioriza abordagens e análises que tratam sobre a produção teórica e prática nos campos da educação, da saúde e da cultura populares, propiciando a socialização da produção acadêmica e dos movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas da atualidade no processo de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e a inclusão de conhecimentos produzidos pela academia no exame da realidade atual pelos movimentos sociais ou outras comunidades externas.

Objetivos

  1. registrar e divulgar experiências e reflexões em educação, saúde e cultura populares, a fim de fornecer apoio teórico e metodológico para a elaboração e implementação de ações relacionadas a esses temas;
  2. funcionar como espaço de divulgação da produção de conhecimentos decorrentes das demandas de grupos específicos;
  3. favorecer o intercâmbio com outras instituições engajadas com a perspectiva popular.

DOI: https://doi.org/10.14393/REP

Qualis Periódicos: A4 (Classificação de Periódicos Quadriênio 2017-2020).

Indexadores/Base de Dados

Diadorim, DOAJ, EBSCO, Google Acadêmico, Latindex, Latindex Catálogo 2.0, Periódico Capes, Portal Mineiro de Periódicos, Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Portal Oasisbr), REDIB, Sumários.

Periodicidade

A REP possui periodicidade quadrimestral e recebe textos em fluxo contínuo. Os textos selecionados são publicados coletivamente, quando o sumário referente ao número estiver pronto ao final de cada quadrimestre.

Capa

Fábio Martins - Imagem capa_Composição 02.2007 Série B, desenho e colagem s/PS, 200x64cm

Seções

Cada número é composto por um mínimo de dez trabalhos originais, classificados tipologicamente em: Artigos; Relatos de Experiência; Comunicados de Pesquisa; Ponto de Vista; Resenha.

Público almejado

Em decorrência de seus objetivos, a REP tem como público almejado: educadores das redes públicas de ensino e dos movimentos sociais; profissionais e/ou participantes dos movimentos ligados à educação, à saúde e à cultura populares; estudantes de diferentes níveis de ensino, em especial das instituições de ensino superior.

Forma de avaliação

A revista utiliza o processo de avaliação por pares cega. Para assegurar a integridade desse tipo de avaliação, são tomados todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade tanto de autores quanto de avaliadores, o que exige algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

a) Os autores do documento devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.;

b) em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.;

c) Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Processo avaliativo 

Primeiramente, os artigos submetidos passam pela pré-avaliação da equipe editorial para verificação da pertinência ao foco e ao escopo da revista.

Uma vez aprovados nesta pré-seleção, os trabalhos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação e não afiliados à instituição de origem do trabalho.

Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer desfavorável, favorável ou favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, neste caso, apresentando sugestões para os autores. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Os pareceristas têm um prazo de vinte dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de editoração da revista.

Os pareceristas são responsáveis pelo parecer referente à segunda rodada de avaliação do texto para o qual sugeriram alterações.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito e declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Revisão

A revisão final do trabalho aprovado é de responsabilidade dos autores.

Diagramação

O processo envolve uma média de três meses e a notificação aos autores é em março, julho e novembro.

Política de Acesso Livre

A REP segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta política propõe romper as barreiras econômicas que geram desigualdades tanto no acesso à informação quanto na publicação de resultados de pesquisas e práticas de extensão que buscam ou se enquadram nos padrões editoriais da revista.

Nenhum encargo ou taxa é cobrado pela publicação de artigos.

Os trabalhos estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional:  http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0

Política de Preservação

A Revista de Educação Popular está incluída na Rede Cariniana de Preservação Digital, iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para a salvaguarda do patrimônio científico, tecnológico e cultural, de forma distribuída, por instituições de pesquisa em parceria com o IBICT. O armazenamento de dados fisicamente se dá de forma interligada, entre instituição e IBICT por meio do software LOCKSS.

Política Antiplágio

As suposições do plágio são: a) apresentar trabalhos de outros como seu; b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes: a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio; b) publicação duplicada; e c) conflitos de autoria.

Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio.

Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.

Em casos em que o plágio é incorrido, a revista seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada aos autores, solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.

Propriedade intelectual

Esta revista é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se como veículo de divulgação de seu trabalho observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre o trabalho a ser submetido. 

A propriedade intelectual dos artigos publicados é exclusiva dos autores, que cedem o direito de sua comunicação pública à revista. O termo de cessão é regido pela Lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a posição da equipe editorial REP.

Ficha catalográfica