Mulheres da mecânica

quem são as egressas do Proeja do IFSP – Câmpus Sertãozinho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76723

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Trabalho, Gênero, Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Resumo

De modo geral, esta pesquisa destaca a importância das histórias de vida na preservação de memórias, na transmissão de conhecimento e na construção da identidade social. Refletindo acerca da formação integral, a pesquisa aborda o papel da educação como ferramenta transformadora, inspirada nas ideias de Paulo Freire. Nesse sentido, o estudo focou em mulheres egressas do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (Proeja) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Sertãozinho/SP, relacionado ao Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Com uma abordagem qualitativa, o objetivo foi conhecer suas trajetórias e elaborar um e-book para valorizar suas histórias. Para a análise de dados, foi aplicada a análise de prosa. Durante uma roda de conversa, as alunas matriculadas conheceram as histórias das egressas, refletindo sobre como essas trajetórias poderiam inspirá-las. Em geral, os resultados indicaram que as mulheres enfrentaram desafios devido à falta de apoio, mas superaram dificuldades com o suporte da instituição e professores. Após o curso, elas relataram aumento na autoestima e um maior reconhecimento de suas capacidades. O Proeja foi considerado um divisor de águas, mesmo para aquelas que não atuaram diretamente na área de mecânica.

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Biografia do Autor

  • Keila Mara Magro Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

  • Amanda Ribeiro Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

  • Rodrigo Palucci Pantoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil; coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada à Indústria na mesma instituição.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

MIRANDA, Keila Mara Magro; VIEIRA, Amanda Ribeiro; PANTONI, Rodrigo Palucci. Mulheres da mecânica: quem são as egressas do Proeja do IFSP – Câmpus Sertãozinho?. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 132–152, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76723. Acesso em: 25 dez. 2025.