Mulheres da mecânica
quem são as egressas do Proeja do IFSP – Câmpus Sertãozinho?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76723Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Trabalho, Gênero, Educação Profissional e Tecnológica (EPT)Resumo
De modo geral, esta pesquisa destaca a importância das histórias de vida na preservação de memórias, na transmissão de conhecimento e na construção da identidade social. Refletindo acerca da formação integral, a pesquisa aborda o papel da educação como ferramenta transformadora, inspirada nas ideias de Paulo Freire. Nesse sentido, o estudo focou em mulheres egressas do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio (Proeja) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Sertãozinho/SP, relacionado ao Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Com uma abordagem qualitativa, o objetivo foi conhecer suas trajetórias e elaborar um e-book para valorizar suas histórias. Para a análise de dados, foi aplicada a análise de prosa. Durante uma roda de conversa, as alunas matriculadas conheceram as histórias das egressas, refletindo sobre como essas trajetórias poderiam inspirá-las. Em geral, os resultados indicaram que as mulheres enfrentaram desafios devido à falta de apoio, mas superaram dificuldades com o suporte da instituição e professores. Após o curso, elas relataram aumento na autoestima e um maior reconhecimento de suas capacidades. O Proeja foi considerado um divisor de águas, mesmo para aquelas que não atuaram diretamente na área de mecânica.
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