Construção de saberes, rigorosidade metódica e curiosidade epistemológica
elementos da práxis educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77026Palavras-chave:
Acolhimento, Educação libertadora, Paulo FreireResumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar reflexões de um coletivo de educadoras e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de São Paulo/SP, sobre sua práxis pedagógica. Apresentamos, à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire, contribuições acerca de temas e elementos pulsantes nas escolas em que atuamos. Concluímos, por fim, que a EJA enfrenta evasão, falta de políticas contínuas, baixa valorização docente e poucos recursos, o que fragiliza sua efetividade. Esses desafios, de caráter político, exigem ações estruturais para garantir o direito à educação e possibilitar que as/os estudantes transformem sua realidade. Esperamos que este ensaio teórico-reflexivo contribua para a construção de perspectivas dialógicas com outros/as docentes, rumo à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1985.
PIERRO, M. C. D. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939–959, jul./set. 2010. DOI 10.1590/S0101-73302010000300015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Byj8LBb5ktqKfbcHBJKQjmR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 nov. 2025.
ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valdilene Aline Nogueira, Thiago Fijos de Souza, Cláudio Santana Bispo, Marcelo Alexandre Merce

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


