Construção de saberes, rigorosidade metódica e curiosidade epistemológica

elementos da práxis educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-77026

Palavras-chave:

Acolhimento, Educação libertadora, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar reflexões de um coletivo de educadoras e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de São Paulo/SP, sobre sua práxis pedagógica. Apresentamos, à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire, contribuições acerca de temas e elementos pulsantes nas escolas em que atuamos. Concluímos, por fim, que a EJA enfrenta evasão, falta de políticas contínuas, baixa valorização docente e poucos recursos, o que fragiliza sua efetividade. Esses desafios, de caráter político, exigem ações estruturais para garantir o direito à educação e possibilitar que as/os estudantes transformem sua realidade. Esperamos que este ensaio teórico-reflexivo contribua para a construção de perspectivas dialógicas com outros/as docentes, rumo à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas Tadeu

    Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora na mesma instituição; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Envelhecimento e Educação de Jovens e Adultos na mesma instituição; líder do Grupo Diálogo - Educação Física, Escola e Currículo na mesma instituição; coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de São Paulo, Brasil.

  • Thiago Fijos de Souza, Universidade Federal de São Paulo

    Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Paulo, São ´Paulo, Brasil; professor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil.

  • Cláudio Santana Bispo, Universidade Federal de São Paulo

    Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil.

  • Marcelo Alexandre Merce, Universidade São Judas Tadeu

    Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil; diretor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil.

Referências

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1985.

PIERRO, M. C. D. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939–959, jul./set. 2010. DOI 10.1590/S0101-73302010000300015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Byj8LBb5ktqKfbcHBJKQjmR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 nov. 2025.

ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

NOGUEIRA, Valdilene Aline; SOUZA, Thiago Fijos de; BISPO, Cláudio Santana; MERCE, Marcelo Alexandre. Construção de saberes, rigorosidade metódica e curiosidade epistemológica: elementos da práxis educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 538–545, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-77026. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/77026. Acesso em: 26 dez. 2025.