Cultivando saberes, colhendo autonomia

feiras agroecológicas e educação popular com mulheres da Amazônia da Floresta Nacional de Tefé/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76055

Palavras-chave:

Mulheres da floresta, Feiras agroecológicas, Floresta Nacional de Tefé, Educação popular

Resumo

Na Floresta Nacional de Tefé/AM – Flona, as mulheres têm uma intensa jornada de trabalho, desde os cuidados do lar até a educação dos filhos, o cultivo da roça e o “papel de esposas”. As feiras de produção agroecológica, realizadas pelas mulheres da região da Flona, vão na contramão da subalternização das mulheres. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de fortalecimento das identidades das mulheres da Flona na feira de produtos agroecológicos, desde a organização até a venda dos produtos, além de destacar a importância da agroecologia e sua relação com as mulheres. O estudo foi realizado na Flona, com a colaboração de cinco mulheres cujas experiências singulares foram fundamentais para a construção e desenvolvimento da pesquisa. A investigação foi conduzida baseada na pesquisa participante, integrando histórias de vida e registros fotográficos como instrumentos centrais. Os resultados evidenciam que as feiras vão além de espaços de comercialização, constituindo-se como territórios de formação, pertencimento e afirmação identitária, nos quais se entrelaçam dimensões educativas, afetivas e políticas. Concluiu-se que as feiras não são apenas lugares de produção material, mas de construção de autonomia e participação política, sobretudo por meio das trocas de saberes e experiências entre as mulheres participantes.

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Biografia do Autor

  • Marcela da Silva Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutoranda em Educação na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas, Brasil; bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Brasil.

  • Rita de Cássia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; pós-doutoral em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade do Estado do Amazonas, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Feminismos e Amazônia" na Universidade do Estado do Amazonas, Brasil; representante na área de Ciências Humanas e Sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Brasil.

  • Hemily Pastanas Marinho, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas, Brasil.

  • Luiz de Oliveira Auleriano, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas, Brasil.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

BARBOSA, Marcela da Silva; MACHADO, Rita de Cássia Fraga; MARINHO, Hemily Pastanas; AULERIANO, Luiz de Oliveira. Cultivando saberes, colhendo autonomia: feiras agroecológicas e educação popular com mulheres da Amazônia da Floresta Nacional de Tefé/AM. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 289–305, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76055. Acesso em: 26 dez. 2025.