Saberes interculturais
a concepção de professores indígenas sobre Ciência e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77166Palavras-chave:
Conhecimentos tradicionais, Cultura indígena, NaturezaResumo
A crescente inserção dos povos indígenas no contexto político e educacional brasileiro, especialmente nas escolas e universidades, resulta das políticas públicas que visam à inclusão indígena na educação sistematizada. Esse processo facilita uma valiosa troca de saberes, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos fenômenos naturais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de professores indígenas maranhenses, em formação, sobre a temática “Ciência” e temas relacionados à Biologia. Para isso, foi aplicada uma metodologia baseada em questionários. Os resultados revelaram que esses professores detêm um vasto conhecimento tradicional sobre o meio ambiente, especialmente sobre a biologia local, originado da profunda interação cultural com a natureza. Esse conhecimento, transmitido ao longo das gerações, permite uma conexão intuitiva entre as perguntas do questionário e suas respostas, refletindo uma visão holística e prática da Ciência. Além disso, ficou evidente que a produção de saberes entre os povos indígenas é um processo coletivo e experimental, fundamentado na observação e no uso sustentável dos recursos naturais. Conclui-se que a integração entre os saberes tradicionais indígenas e os conhecimentos científicos é essencial para promover um diálogo interepistêmico enriquecedor entre as diferentes culturas e práticas de conhecimento.
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