Saberes interculturais

a concepção de professores indígenas sobre Ciência e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-77166

Palavras-chave:

Conhecimentos tradicionais, Cultura indígena, Natureza

Resumo

A crescente inserção dos povos indígenas no contexto político e educacional brasileiro, especialmente nas escolas e universidades, resulta das políticas públicas que visam à inclusão indígena na educação sistematizada. Esse processo facilita uma valiosa troca de saberes, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos fenômenos naturais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de professores indígenas maranhenses, em formação, sobre a temática “Ciência” e temas relacionados à Biologia. Para isso, foi aplicada uma metodologia baseada em questionários. Os resultados revelaram que esses professores detêm um vasto conhecimento tradicional sobre o meio ambiente, especialmente sobre a biologia local, originado da profunda interação cultural com a natureza. Esse conhecimento, transmitido ao longo das gerações, permite uma conexão intuitiva entre as perguntas do questionário e suas respostas, refletindo uma visão holística e prática da Ciência. Além disso, ficou evidente que a produção de saberes entre os povos indígenas é um processo coletivo e experimental, fundamentado na observação e no uso sustentável dos recursos naturais. Conclui-se que a integração entre os saberes tradicionais indígenas e os conhecimentos científicos é essencial para promover um diálogo interepistêmico enriquecedor entre as diferentes culturas e práticas de conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Jalisson de Sousa Alves, Universidade Estadual do Maranhão

    Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual do Maranhão, Brasil.

  • Rayane Serra Rosas, Universidade Estadual do Maranhão

    Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual do Maranhão, Brasil.

  • Andrea Christina Gomes de Azevedo Cutrim, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora na Universidade Estadual do Maranhão, Brasil; coordenadora do Mestrado Profissional ProfÁgua na mesma instituição; chefe do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha na mesma instituição.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

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