A intelectualidade e a festa
o carnaval como campo de reflexão intelectual e artística
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-77219Palavras-chave:
Intelectual, Cultura popular, Discurso, Engajamento, CarnavalResumo
Este artigo analisa o papel do carnaval, em especial dos desfiles das escolas de samba, como um espaço de reflexão intelectual e artística. Argumenta-se que o carnavalesco não somente organiza um espetáculo, como também constrói narrativas que promovem críticas sociais, políticas e culturais. Logo, a pesquisa foca na atuação de Leandro Vieira e sua abordagem do carnaval como ferramenta de debate e representação social. A pesquisa demonstra que o carnaval não deve ser entendido somente como uma festa, mas como um espaço de construção simbólica e intelectual. A hegemonia cultural, conforme discutida por Gramsci (2004) e Moraes (2016), molda a recepção e interpretação dos desfiles. O trabalho de intelectuais-carnavalescos, como Leandro Vieira, desafia a alienação cultural, tornando o desfile um veículo para debates políticos e sociais. O estudo conclui, portanto, que o carnavalesco exerce um papel intelectual fundamental na cultura popular, reinterpretando a história e promovendo novos discursos sobre identidade e memória coletiva. Assim sendo, a valorização do carnaval como manifestação artística e política reforça sua relevância no panorama cultural brasileiro.
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