A intelectualidade e a festa

o carnaval como campo de reflexão intelectual e artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-77219

Palavras-chave:

Intelectual, Cultura popular, Discurso, Engajamento, Carnaval

Resumo

Este artigo analisa o papel do carnaval, em especial dos desfiles das escolas de samba, como um espaço de reflexão intelectual e artística. Argumenta-se que o carnavalesco não somente organiza um espetáculo, como também constrói narrativas que promovem críticas sociais, políticas e culturais. Logo, a pesquisa foca na atuação de Leandro Vieira e sua abordagem do carnaval como ferramenta de debate e representação social. A pesquisa demonstra que o carnaval não deve ser entendido somente como uma festa, mas como um espaço de construção simbólica e intelectual. A hegemonia cultural, conforme discutida por Gramsci (2004) e Moraes (2016), molda a recepção e interpretação dos desfiles. O trabalho de intelectuais-carnavalescos, como Leandro Vieira, desafia a alienação cultural, tornando o desfile um veículo para debates políticos e sociais. O estudo conclui, portanto, que o carnavalesco exerce um papel intelectual fundamental na cultura popular, reinterpretando a história e promovendo novos discursos sobre identidade e memória coletiva. Assim sendo, a valorização do carnaval como manifestação artística e política reforça sua relevância no panorama cultural brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Bruna Tavares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Doutoranda em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

TAVARES, Bruna. A intelectualidade e a festa: o carnaval como campo de reflexão intelectual e artística. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 347–368, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-77219. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/77219. Acesso em: 26 dez. 2025.