Os enfrentamentos e a (re)existência dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC)
Revisão Sistemática da Literatura (RSL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76615Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), Decolonialidade, Implementação, ConsolidaçãoResumo
Este artigo trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com o intuito de mapear as dificuldades e as potencialidades enfrentadas na implementação e consolidação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Para a seleção dos artigos, foi utilizado o Portal de Periódicos da Capes, adotando-se como descritores e equações booleanas na busca avançada “Licenciatura em Educação do Campo”, “Educação do Campo”, “Institucionalização”, “Implementação” e/ou “Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo”. Ao final, 19 artigos foram selecionados para a análise, sendo utilizada a metodologia quantitativa para investigar quais estados mais publicaram sobre a temática, bem como os anos de maior incidência de publicação. Após a análise qualitativa, elencamos quatro desafios que perpassaram e/ou perpassam a implementação e a consolidação da LEdoC: a falta de infraestrutura das universidades e das escolas do campo, o baixo investimento financeiro destinado ao curso, as dificuldades da dinâmica do Regime de Alternância e, por fim, a relação entre movimentos sociais e corpo-território docente e discente. Com relação às possibilidades, evidenciou-se a potencialidade das LEdoC na construção de uma educação contra-hegemônica, rompendo os paradigmas do capitalismo, da desvalorização do corpo-território de saberes que ocupam o tempo-espaço dos campos, das águas e das florestas.
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