Universidade do Povo (UP)

experiência de universidade popular no Brasil do século 20

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76272

Palavras-chave:

Universidade popular, Educação popular, Movimentos sociais

Resumo

Este texto objetiva analisar a Universidade do Povo (UP) como  uma experiência de universidade popular brasileira no século 20. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa histórica utilizando como fontes de pesquisa a obra de Paschoal Lemme e o jornal Tribuna Popular – veículo de comunicação da UP. Criada entre os anos 1946-1957, a UP surge como uma necessidade da classe trabalhadora de acessar um projeto formativo com vistas à emancipação social e de confronto à ordem capitalista que impunha a repressão como resposta à luta do povo trabalhador. Logo, a UP configura-se como uma expressão brasileira das universidades populares latino-americanas do século 20.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovanni Frizzo, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; pós-doutoral pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

AGUILAR, M. T. Extensión universitária y universidades populares: el modelo de educación libre en la Universidad Popular Mexicana (1912-1920). Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Colômbia, v. 12, p. 196-219. 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3180035. Acesso em: 11 nov. 2025.

AMADO, J. Hora do amanhecer: Universidade do Povo. Tribuna Popular, Rio de Janeiro, ano II, n. 264, mar. 1946, p. 3. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/jornais/tribuna-popular/pdf/per154547_1946_00264.pdf. Acesso em: 24 nov. 2025.

BRANDÃO, Z. Paschoal Lemme. Recife: Massangana, 2010.

CARDOSO, M. M. R. A concepção socialista de universidade na etapa inicial da Revolução Cubana. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/items/696261fe-5048-4ea0-a91b-e20b23cc2cb4. Acesso em: 11 nov. 2025.

COSTA, J. C. C.; ESPINDOLA, M. L. A universidade popular na Parahyba: circulação de ideias, sujeitos e ações. HISTEDBR On-line, Campinas, V. 17, n. 1, p. 158-173, mar. 2017. DOI 10.20396/rho.v17i71.8644641. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644641. Acesso em: 11 nov. 2025.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

FRIZZO, G. Universidade popular: concepção latino-americana de universidade. São Paulo: Instituto Caio Prado Jr., 2024.

LAMELA, E. C. Da instrução dos trabalhadores à revolução social: a formação da Universidade Popular de Ensino Livre no Rio de Janeiro em 1904. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13842. Acesso em: 11 nov. 2025.

LEHER, R. Reforma Universitária de Córdoba, noventa anos: um acontecimento fundacional para a Universidade Latino-americanista. In: SADER, E.; ABOITES, H.; GENTILI, P. (org.). La reforma universitaria: desafíos y perspectivas noventa años después. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2008. p. 52-65.

LEMME, P. Congresso de educação de adultos. In: Tribuna Popular, Rio de Janeiro, ano II, n. 545, p. 3, mar. 1947. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/jornais/tribuna-popular/pdf/per154547_1947_00545.pdf. Acesso em: 24 nov. 2025.

LEMME, P. Memórias de um educador. 2. ed. Brasília: Inep, 2004.

MAGALHÃES, M. Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MARIÁTEGUI, J. C. Las universidades populares. In: CARRASQUERO, H.; ROMERO, F.; VIVAS, Y. (org.). Mariátegui: política revolucionária: contribución a la crítica socialista: ideología y política y otros escritos. 5. ed. Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana, 2010. p. 349-351.

MORINI, L. P. Las universidades populares. Valencia: Francisco Sempere y Compañía, 1908.

PINHEIRO, M. C. O. Dos Comitês Populares Democráticos (1945-1947) aos Movimentos de Educação e Cultura Popular (1958-1964): uma história comparada. 2014. Tese (Doutorado em História Comparada) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://cremeja.org/a7/wp-content/uploads/2019/09/marcos-cesar.pdf. Acesso em: 11 nov. 2025.

TRIBUNA POPULAR. Os comités populares estão lutando para combater o analfabetismo. Tribuna Popular, Rio de Janeiro, ano II, n. 196, p. 5, jan. 1946. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/jornais/tribuna-popular/pdf/per154547_1946_00196.pdf. Acesso em: 24 nov. 2025.

VIANA, M. L. D. O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 13, n. 3, p. 30-53, dez. 2021. DOI 10.9771/gmed.v13i3.45680. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45680. Acesso em: 11 nov. 2025.

XAVIER, C. F. Universidade do Povo (1946-1957): educação de adultos e democratização da sociedade no Projeto Político-Pedagógico de Paschoal Lemme. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, p. e230057, 2018. DOI 10.1590/S1413-24782018230057. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/c3Fv8HFKs44pdhzhccGyMFp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2025.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

FRIZZO, Giovanni. Universidade do Povo (UP): experiência de universidade popular no Brasil do século 20. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 168–187, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76272. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76272. Acesso em: 26 dez. 2025.