Narrativas da sambada

o Samba de Coco na experiência da mestra Severina Lopes no Sertão pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76729

Palavras-chave:

Educação popular, Samba de Coco, Empoderamento, Sertão, Mestra

Resumo

Esta pesquisa busca conhecer as narrativas de Severina Lopes, mestra da cultura popular, a partir de sua experiência com o Samba de Coco do município de Arcoverde/PE. O estudo segue o modelo de pesquisa narrativa, incluindo a realização de uma entrevista deste tipo. A pesquisa parte da compreensão de que as condições, motivações e experiências introduzidas na constituição do Samba de Coco, além dos diferentes significados e sentidos que passaram a ser estabelecidos na brincadeira, estão no seu processo constante de renovação, contribuindo para a sua revitalização. Desse modo, este texto demonstra a necessidade de construção de uma memória, a partir da cultura popular, que fortaleça a identidade cultural no município de Arcoverde/PE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giliane Cordeiro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Pernambuco, Brasil; professora na Faculdade Conceito Educacional, Pernambuco, Brasil.

  • Patricia Rodrigues Brandão Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil.

  • Ênio Felipe Pereira Lima, Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Especialista em Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Pernambuco, Brasil; professor na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Pernambuco, Brasil; professor no Governo do Estado de Pernambuco, Brasil.

Referências

AYALA, M. I. N. Os cocos: uma manifestação cultural em três momentos do século XX. Estudos Avançados, São Paulo, v. 13, n. 35, p. 231-253, 1999. DOI 10.1590/S0103-40141999000100020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/Dhhngnxnc7TChHkjXyDPXTJ/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2025.

AYALA, M. I. N.; AYALA, M. Cocos: alegria e devoção. Natal: UFRN, 2000.

AZEVEDO JUNIOR, J. G. Apostila de arte: artes visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAMPOS, M. A. A.; MAGALHÃES, P. A. M. Apostila de danças tradicionais brasileiras. Fortaleza: UFC, 2021.

CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CARDINI, F. Un sociologo al Santo Sepolcro. In: HALBWACHS, M. (org.). Memorie di terrasanta. Veneza: Arsenate, 1998. p. 7-24.

CASCUDO, L. C. Dicionário do Folclore brasileiro. São Paulo: Global, 1972.

CORDEL do Fogo Encantado. Cordel do Fogo Encantado – Chover (ou Invocação para um Dia Líquido). YouTube, 2018. Disponível em: https://youtu.be/4xYpDxi4s_g?si=QxGg56sc6kvgLhH6. Acesso em: 9 dez. 2025.

COSTA, H. O.; SILVA, M. A. A. Voz cantada: evolução, avaliação e terapia fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, 1998.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GASPAR, L. Coco (dança). Pesquisa Escolar, 2021. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/coco-danca/. Acesso em: 12 fev. 2021.

GUBRIUM, J. F.; HOLSTEIN, J. A. Analyzing narratire reality. Thousand Oaks: Sage, 2009.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HAMAM, A. C. S. et al. Avaliação vocal de cantores líricos e populares. In: MARCHESAN, I. Q.; ZORZI, J. L.; GOMES, I. C. D. (org.). Tópicos em fonoaudiologia. v. III. São Paulo: Lovise, 1996. p. 327-339.

LIMA, R. V. Samba de coco de Arcoverde-PE: práticas e representações na construção de um patrimônio cultural (1980-2010). 2018. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/8531. Acesso em: 16 set. 2025.

LUNDBERG, D. Música como marcador de identidade: individual versus colectiva. Migrações, Lisboa, n. 7, p. 27-41, 2010. Disponível em: https://books.google.pt/books?id=wIJ5DwAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 9 dez. 2025.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. DOI 10.1590/S1413-81232012000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?format=html&lang=pt. Acesso em: 16 set. 2025.

MULHERES da Roda de Samba de Coco Arcoverdense. Direção de Amanda Lopes. [S. l.]: Milla Produtos Criativos, 2021. Disponível em https://youtu.be/O7AIKdJFo0g?si=MBrdf3vozs3A6t8G. Acesso em: 9 dez. 2025.

MUSEU IVO LOPES. Fotografias. Blogspot, 2012. Disponível em: http://museuivolopes.blogspot.com/. Acesso em: 15 set. 2025.

PORTELLI, A. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. London: Sage, 2008.

ROSA SOBRINHO, P. F. Sentidos e sonoridades múltiplas na música do Coco do Recife e região metropolitana. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1057. Acesso em: 16 set. 2025.

SAMBA de Coco Irmãs Lopes Oficial. Museu Ivo Lopes – pela Mestra Severina Lopes. YouTube, 2020. Disponível em: https://youtu.be/HjpaTZmQztI?si=88JlMxvRs_OK5R6n. Acesso em: 9 dez. 2025.

SILVA, G. G. A importância do coco de roda na história de um povo: projeto Coco de Roda encontro de gerações na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Forte Velho/Santa Rita-PB – Vivência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Olinda. Anais [...]. Olinda: CONEDU, 2015. p. 1-6.

SOUZA, F. A. F. “Hoje vamos tirar um coco” com Ana Lúcia e Pombo Roxo: perspectivas imaginadas do Coco de Roda globalizado em Olinda. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais Etnomusicologia) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Pernambuco, 2007.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Como Citar

GOMES, Giliane Cordeiro; ARAÚJO, Patricia Rodrigues Brandão; LIMA, Ênio Felipe Pereira. Narrativas da sambada: o Samba de Coco na experiência da mestra Severina Lopes no Sertão pernambucano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 327–346, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76729. Acesso em: 26 dez. 2025.