Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Educação e Políticas em Debate
Início
Atual
Anteriores
Submissões
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 2 (2021)
v. 10 n. 2 (2021)
Publicado:
2021-07-27
Editorial
Editorial - Política Nacional de Alfabetização: interesses em disputa
Vilma Aparecida de Souza, Leonice Matilde Richter, Maria Vieira Silva, Raquel Aparecida Souza
498-505
PDF
Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar
Apresentação - Alfabetização no Brasil: Olhares sobre a história, as políticas públicas e práticas educativas
Fernanda Duarte Araújo Silva, Gláucia Signorelli
506-514
PDF
Entrevista - Leitura e escrita na primeira infância: diálogos sobre políticas públicas, pesquisa e formação docente - Profa. Dra. Mônica Correia Baptista
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli
515-528
PDF
A Revista O Ensino (PR) no início do século XX: ecos do movimento político pela alfabetização
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento
529-542
PDF
Avanços e recuos presentes nas políticas nacionais de alfabetização no Brasil desde o século XX: a escrita como um código ou como um sistema?
Marisa Garcia
543-557
PDF
Formação de professores alfabetizadores: uma reflexão a partir das percepções do processo formativo no PNAIC
Érika Giuliana Rodrigues Pires Pinto, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral
558-574
PDF
Determinantes político-pedagógicos em um programa oficial de formação docente para a alfabetização
Mirella de Oliveira Freitas
575-594
PDF
Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil
Maria da Conceição Lira da Silva, Alexsandro da Silva
595-611
PDF
Utilização de instrumentos do PNAIC na avaliação: implicações para o contexto escolar
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti
612-629
PDF
Políticas públicas de alfabetização no Brasil: análise do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Fabíola Elizabete Costa, Ireni Marilene Zago Figueiredo, Márcia Cossetin
630-647
PDF
Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental
Fabiani Inês de Almeida, Célia Beatriz Piatti
648-664
PDF
Programas de Formação de Professores Alfabetizadores: do PROFA à Política Nacional de Alfabetização – PNA
Liziana Arâmbula Teixeira, Thaise da Silva
665-679
PDF
Quando a “Alfabetização baseada em ciência” é sonegação e negação: perguntas sobre Política Nacional de Alfabetização (PNA) e programa governamental Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)
Flaviana Demenech, Flávia Anastácio de Paula, Juliana Fatima Serraglio Pasini
680-697
PDF
Programa “Conta pra Mim”: a proposta da “educação literária” no cerco da Política Nacional de Alfabetização
Fernanda Duarte de Araújo Silva, Vilma Aparecida Souza, Glaucia Signorelli
698-715
PDF
A (QUASE) invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos na Política Nacional de Alfabetização: marginalização e luta pelo direito à educação
Jaqueline Luzia da Silva
716-732
PDF
O Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no entretempo 2018 a 2020
Elizania Bruno Prado da Silva, Eliane Damasceno da Silva, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
733-749
PDF
Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo
Klívia de Cássia Silva Nunes, Maria Cristina dos Santos
750-768
PDF
Iniciação à Docência no PIBID/UNEB: práticas de leitura e escrita
Simone Teles da Silva Santos
769-783
PDF
Atos de Leitura na Alfabetização
Márcia Martins de Oliveira Abreu, Adriana Pastorello Buim Arena
784-800
PDF
Artigos de Demanda Contínua
O Programa de Demanda Social da Capes no contexto da pós-graduação brasileira
Patrícia Paiva, Nair Heloisa Bicalho de Sousa, Diogo Onofre Gomes de Souza
801-818
PDF
Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos
Vlademir Marim, Neiva de Castro Cardoso Andraus
819-837
PDF
Dados educacionais com foco na evasão escolar: diagnóstico e desafios para o IFNMG - Campus Avançado Porteirinha
Wilney Fernando Silva, Lidinei Santos Costa, Dieny Eduarda Santos dos Anjos
838-854
PDF
Bullying: legislação, políticas de prevenção e intervenção no contexto escolar
Andressa Graziele Brandt, Patrícia Sabrine da Silva Padilha
855-882
PDF
A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: o Caso do Curso de Empreendedorismo
Renan Arjona de Souza, Paula de Macedo Santos
883-901
PDF
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Superior (Fundes): regime de colaboração e função supletiva da união no contexto das instituições públicas não federais de ensino superior
Antônio de Macêdo Mota Júnior, Sergio Henrique da Conceição
902-921
PDF
As relações entre imaginação e planejamento nos processos de criação coletiva das Políticas Públicas em Educação
Carolina Nascimento Dias
922-935
PDF
A exigibilidade do direito à educação básica no Brasil: estado da arte das teses e dissertações de 1988 a 2018
Aline de Barros Vidal Gonçalves, Adriana Aparecida Dragone Silveira
936-954
PDF
Sistema de cotas no ensino superior: uma análise sobre ingresso e evasão
Ligia Viana Andrade, Regianne Ferreira da Silva, Regina Márcia Ferreira Silva
955-969
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Portugal)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Palavras-chave