Programas de Formação de Professores Alfabetizadores: do PROFA à Política Nacional de Alfabetização – PNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60397

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Alfabetização, PROFA, Pró-letramento, PNAIC, PNA

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a respeito das concepções teóricas e dos discursos sobre alfabetização presentes nas políticas públicas ofertadas pelo Ministério da Educação nos últimos vinte anos para formação de professores alfabetizadores: PROFA, Pró-Letramento, PNAIC e PNA. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, apoiando-se na investigação de documentos balizadores desses programas. A investigação teve como base teórica os estudos sobre alfabetização e letramento. Constatou-se que PROFA, Pró-Letramento e PNAIC utilizam discursos muito próximos de alfabetização, tendo suas práticas fundamentadas no paradigma construtivista, do letramento e na consciência fonológica, enquanto a PNA, vem desconstruindo esse discurso, pois defende a instrução fônica.

 

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Biografia do Autor

Liziana Arâmbula Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2021).  

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Pós-doutorado em Educação pala Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS, 2017), doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012), mestrado em Educação (UFRGS, 2008), Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e professora adjunta da área de Currículo da mesma instituição.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

TEIXEIRA, L. A. .; SILVA, T. da . Programas de Formação de Professores Alfabetizadores: do PROFA à Política Nacional de Alfabetização – PNA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 665–679, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60397. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60397. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar