Bullying: legislação, políticas de prevenção e intervenção no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-56877

Palavras-chave:

Bullying, Antibullying, Legislação

Resumo

No texto objetivou-se apresentar uma análise das ações dos(as) orientadores(as) educacionais em relação às questões do bullying nas escolas de uma Rede Municipal de Educação de SC. O percurso metodológico ocorreu por meio da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e por meio de entrevistas, o aporte teórico baseou-se na aproximação dos autores do campo. Os resultados obtidos demonstram que as escolas promovem vários projetos sobre questões de respeito e valores com os estudantes, mas há a necessidade que seja desenvolvido nas escolas um projeto específico acerca do bullying, que o município promulgue a sua legislação acerca do bullying e oportunize aos docentes formações continuadas a respeito do tema.

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Biografia do Autor

Andressa Graziele Brandt, Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Camboriú - Brasil

Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Professora da área de Pedagogia e Pedagoga do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq); e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Realiza estudos referentes a formação de professores; currículo; Curso de Pedagogia. Educação Profissional.

Patrícia Sabrine da Silva Padilha, Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú - Brasil

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. Professora da Rede Municipal de Camboriú.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

BRANDT, A. G.; PADILHA, P. S. da S. Bullying: legislação, políticas de prevenção e intervenção no contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 855–882, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-56877. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56877. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua