Políticas públicas de alfabetização no Brasil: análise do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60223

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Política Nacional de Alfabetização

Resumo

Este artigo analisa as intencionalidades da Política de Alfabetização no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e na Política Nacional de Alfabetização – PNA. A pesquisa é bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Tem como fontes primárias a Portaria Nº 867/2012 e o Decreto Nº 9.7652/2019 e como fontes secundárias os teóricos dedicados ao objeto de estudo. Constatou-se, no PNAIC, mesmo com críticas pertinentes, a relevância para a formação de professores, visando a melhoria da qualidade da Alfabetização. Na PNA, ainda recente, identifica-se um retrocesso na história da Alfabetização brasileira quando retoma os conceitos políticos e metodológicos considerados superados e sustenta um único método para a apropriação da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Fabíola Elizabete Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – São Paulo. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Márcia Cossetin, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS – no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondonópolis – MT.  

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

COSTA, F. E. .; FIGUEIREDO, I. M. Z.; COSSETIN, M. . Políticas públicas de alfabetização no Brasil: análise do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 630–647, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60223. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60223. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar