O Programa de Demanda Social da Capes no contexto da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-54801

Palavras-chave:

Demanda Social, Políticas Públicas, Ensino Superior, Mestrado, Doutorado

Resumo

O DS/Capes é o maior programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu acadêmico do Brasil. Em 2018, atendia 145 instituições de ensino superior públicas, 2.555 programas de pós-graduação e 53.168 cotas de bolsa. Este artigo busca propagar essa política pública por meio de sua descrição histórica, que se formalizou em 1976 e chegou a quadruplicar de tamanho. Para tanto, revisitou a legislação que dispôs sobre a concepção e as alterações dele, da Capes e da pós-graduação brasileira, de 1951 a 2019. Conclui-se que, apesar de oscilações decorrentes de fatores econômicos e político-estratégicos, se manteve, conservou sua representatividade entre outros programas e demonstrou ser bem-sucedido em seu objetivo de formar recursos humanos de alto nível de diferentes áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Patrícia Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nair Heloisa Bicalho de Sousa, Universidade de Brasília – Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

Diogo Onofre Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Paiva, P., Sousa, N. H. B. de ., & Souza, D. O. G. de . (2021). O Programa de Demanda Social da Capes no contexto da pós-graduação brasileira. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(2), 801–818. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-54801

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua