Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-56017Palavras-chave:
Ensino Médio, Resolução de problemas, Formação continuada, Educação Matemática, Ensino da MatemáticaResumo
Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da Univerisdade Federal de Uberlândia e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes que atuam no 1º ano do Ensino Médio, por meio da metodologia comparada, explicitando as fases: descritiva, interpretativa, justaposição e comparativa, com enfase no conteúdo de conjuntos numéricos, com interface na resolução de problemas, por meio de registros dos cadernos dos alunos. Como pressupostos teóricos abordou-se: Marcelo (2009), Marim e Manso (2018), Nóvoa (2009), Tardif (2000), Freire (2009), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2015), a Base Nacional Comum Curricular (2018) entre outros. Os registros desvelaram práticas individualizadas entre os professores, no desenvolvimento do conteúdo. Sugere-se organizar um ambiente de partilha, no qual possa ser discutido o planejamento, inteirar-se dos conteúdos e, em sincronia, organizar as práticas diárias entre pares.
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