Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-56017

Palavras-chave:

Ensino Médio, Resolução de problemas, Formação continuada, Educação Matemática, Ensino da Matemática

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da Univerisdade Federal de Uberlândia e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes que atuam no 1º ano do Ensino Médio, por meio da metodologia comparada, explicitando as fases: descritiva, interpretativa, justaposição e comparativa, com enfase no conteúdo de conjuntos numéricos, com interface na resolução de problemas, por meio de registros dos cadernos dos alunos. Como pressupostos teóricos abordou-se: Marcelo (2009), Marim e Manso (2018), Nóvoa (2009), Tardif (2000), Freire (2009), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2015), a Base Nacional Comum Curricular (2018) entre outros. Os registros desvelaram práticas individualizadas entre os professores, no desenvolvimento do conteúdo. Sugere-se organizar um ambiente de partilha, no qual possa ser discutido o planejamento, inteirar-se dos conteúdos e, em sincronia, organizar as práticas diárias entre pares.

Biografia do Autor

  • Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutor em Educação – Currículo pela Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutor em Políticas Públicas em Formação Docente pela Universidade Autonoma de Madrid (UAM). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Neiva de Castro Cardoso Andraus, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Ituiutaba (SME) - Brasil

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva da rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Ituiutaba (SME).

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Publicado

2021-07-14

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua

Como Citar

MARIM, Vlademir; ANDRAUS, Neiva de Castro Cardoso. Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 819–837, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-56017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56017. Acesso em: 9 jul. 2025.