Letramento e alfabetização nas práticas de ensino de uma docente participante do PNAIC – Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60804Palavras-chave:
Formação continuada, Educação Infantil, Letrar e alfabetizar, Práticas de ensinoResumo
Este artigo analisa práticas de ensino de leitura e escrita desenvolvidas por uma docente de Educação Infantil que participou da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como campo um Centro Municipal de Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos consistiram em observações, entrevistas e análise exploratória do acervo contemplado no curso. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo, revelou que a docente contemplava as duas facetas da língua escrita – a alfabetização e o letramento. Percebe-se a mobilização de alguns elementos da formação do PNAIC, como o investimento na leitura literária e na análise fonológica.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Portugal: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.) Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 39-64.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 13-31.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/documento-orientador. Acesso em: 11 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Proinfantil: Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil: Sistema de Informação do Proinfantil Brasília, DF: MEC, [20--]. Disponível em: http://proinfantil.mec.gov.br/. Acesso em: 5 mar. 2012.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. São Paulo: Artmed, 1999.
GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.
KRAMER, Sonia. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia (org.). Infância, educação e direitos humanos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 51-81.
LAHIRE, Bernard. A transmissão cultural da ordem desigual das coisas. Pátio, Porto Alegre, ano XV, n. 60, p. 6-9, nov. 2011/jan. 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAIS; Artur Gomes de; SILVA, Alessandro da. Consciência fonológica na Educação Infantil: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e aprendizado da escrita alfabética. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 73-91.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento na educação infantil. Pátio, Porto Alegre, ano VII, n. 20, jul./out. 2009.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete; CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Os Espaços do Livro nas Instituições de Educação Infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Brasília: SEB/MEC /, 2016. p. 113- 150. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 7).
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.