A exigibilidade do direito à educação básica no Brasil: estado da arte das teses e dissertações de 1988 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-58553

Palavras-chave:

Direito à educação, Exigibilidade, Judicialização da educação, Estado da arte, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento da produção do conhecimento científico sobre a exigibilidade do direito à educação básica em teses de doutorado e em dissertações de mestrado, no período de 1988 a 2018, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A metodologia utilizada, chamada Estado da Arte, permitiu, além do mapeamento, a contextualização e a problematização do que foi produzido sobre o tema. Foram analisados 73 trabalhos em cinco grupos temáticos. Os resultados apontam para um aumento da produção sobre o tema. Ressalta-se que a etapa da Educação Infantil é o assunto mais recorrente analisado nas produções, e o Ministério Público, a instituição que mais se destaca na atuação para a garantia do direito à educação.

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Biografia do Autor

Aline de Barros Vidal Gonçalves, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Paraná.

Adriana Aparecida Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

GONÇALVES, A. de B. V. .; SILVEIRA, A. A. D. . A exigibilidade do direito à educação básica no Brasil: estado da arte das teses e dissertações de 1988 a 2018. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 936–954, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-58553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58553. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua