A expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil: o Caso do Curso de Empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-57566Palavras-chave:
Ensino Superior, Curso Superior de Tecnologia, EmpreendedorismoResumo
O artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos da expansão do Ensino Superior brasileiro, como o aumento na oferta de Cursos Superiores de Tecnologia, tomando como referência o Curso de Empreendedorismo. Esta é uma pesquisa documental cuja fonte principal é a Sinopse da Educação Superior no período de 1997 a 2017. Os principais resultados corroboram a hipótese de que a expansão do Ensino Superior priorizou cursos de graduação de curta duração e o estímulo aos ideais empreendedores, sem o caráter científico-filosófico da formação acadêmica. Dessa maneira, promove, concomitantemente, uma nova forma de precarização da educação superior e a conformação diante do desemprego e informalidade.
Downloads
Métricas
Referências
ANHANGUERA, Educacional. Ciências Exatas e da Terra. Empreendedorismo-Tecnológo. Valinhos: São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.anhanguera.com/ curso/empreendedorismo/. Acesso em: 30 jul. 2020.
BRASIL. Lei n° 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília: DF, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8948.htm .
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 1.005, de 10 de setembro de 1997. Implementa o Programa de Reforma da Educação Profissional (PROEP). Brasília: DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos /pdf/PMEC1005_97.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 436, de 02 de abril de 2001. Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Brasília: DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Brasília: DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CP032002. pdf.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/ lei/ l11892.htm.
FONAPRACE, Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. I Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES, Brasília: DF, 1997.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1997 a 2017. Brasília: DF, 1997-2017 Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 08 nov. 2019.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo da Educação Superior: Resumo técnico 2003. Brasília: DF, 2003. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 08 nov. 2019.
LIMA, Jacob Carlos. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Porto Alegre, ano 12, n. 25, set/dez 2010, p. 158-198. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/soc/v12n25/07.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222010000300007.
NEVES, Lucia Maria Wanderley. Educação e Política no Brasil de Hoje. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1994. 120 p.
PACHECO, Eliezer. Um novo modelo de educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ago. 2020.
PUC-RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Negócios. Administração: Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: http://www.pucrs.br/negocios/curso/administracao-inovacao-e-empreendedorismo/. Acesso em: 31 jul. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. 32. ed. São Paulo: Autores Associados, 1999. 99 p.
SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Silvana Aparecida de. Educação e responsabilidade empresarial:" novas" modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional. Educação & Sociedade, São Paulo: Campinas, v. 30, n. 108, p. 779-798, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n108/a0830108.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300008.
TELLO, César. Políticas educativas na América Latina: para uma compreensão da globalização neoliberal. Revista Educação e Políticas em Debate, Minas Gerais: Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 328-345, mai./ago. 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducao politicas /article/view/ 47040/25511. Acesso em: Acesso em: 10 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-09
UNILESTE, Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Projeto Pedagógico de Curso: Administração. Escola de Ciências Sociais e Aplicadas. Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://unileste.catolica.edu.br/portal/wp-content/ uploads/2020/08/ppc-administracao. pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
UNOESC, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduação. Tecnologia em Processos Gerenciais. Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.unoesc. edu.br /cursos/graduacao/tecnologia-em-processos-gerenciais/ apresenta cao/376/711/E/matriz. Acesso em: 30 jul. 2020.