Determinantes político-pedagógicos em um programa oficial de formação docente para a alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60222

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Formação de professores, Alfabetização na perspectiva do letramento

Resumo

Este artigo analisa como as dimensões linguística e textual-discursiva foram associadas nas propostas didático-metodológicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa oficial de formação docente continuada, lançado em 2012 e extinto em 2018. Por meio de pesquisa documental qualitativa, investigaram-se os cadernos formativos estudados em 2013, voltados ao ensino-aprendizagem da língua materna. Resgata-se o programa visando-se a contribuir com as demandas atuais de fortalecimento dos estudos dos letramentos, diante da defesa de uma alfabetização tecnicista e supostamente neutra. Os resultados indicam desafios quanto à articulação das referidas dimensões, para que se aproximem as práticas escolares das situações de interação social mais amplas.

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Biografia do Autor

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

FREITAS, M. de O. Determinantes político-pedagógicos em um programa oficial de formação docente para a alfabetização. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 575–594, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60222. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60222. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar