As relações entre imaginação e planejamento nos processos de criação coletiva das Políticas Públicas em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-57685

Palavras-chave:

Planejamento, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano, Teoria Histórico-Cultural, Imaginação e criação

Resumo

O presente artigo propõe realizar uma articulação entre bibliografias referentes às temáticas acerca do Planejamento em Políticas Públicas de Educação e o Desenvolvimento Humano a partir da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo a dimensão da imaginação e criação. Para isso, relacionamos os conceitos de trabalho, atividade criadora, produção imaginária e planejamento, destacando as aproximações desses conceitos e a relevância deles para a elaboração de Políticas Públicas em Educação que tenham como foco o coletivo. Acreditamos que a inadaptação faz com que os sujeitos mobilizem potências criadoras e que o planejamento tem relação com esse processo, pois pressupõe desenhos de futuro que, se críticos, podem articular coletivos e contribuir com a transformação da realidade e emancipação humana.

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Biografia do Autor

Carolina Nascimento Dias, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS); doutoranda em Psicologia e Educação na Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP.

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Publicado

2021-07-23

Como Citar

DIAS, C. N. As relações entre imaginação e planejamento nos processos de criação coletiva das Políticas Públicas em Educação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 922–935, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-57685. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57685. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua