Atos de Leitura na Alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-62478

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Estratégia de leitura

Resumo

Esta publicação deriva da tese de doutorado . O artigo analisa o ato da leitura na alfabetização e apresenta especificamente uma das estratégias desenvolvidas, intitulada Ler para encontrar. O processo de pesquisa de intervenção foi desenvolvido com uma turma de crianças de seis anos de idade, em um colégio de aplicação de uma Universidade Federal no decorrer do ano letivo de 2016. A pesquisa se propôs a investigar como o envolvimento das crianças com a leitura acontece quando o ato de ler é parte de uma atividade essencial para a criança como é o brincar. Os resultados confirmaram a hipótese de que a aprendizagem da leitura acontece satisfatoriamente quando o professor consegue criar na criança a necessidade de ler os textos propostos.

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Biografia do Autor

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Unesp – Campus de Marília – SP.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

ABREU, M. M. de O. .; ARENA, A. P. B. . Atos de Leitura na Alfabetização. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 784–800, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-62478. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62478. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar