Atos de Leitura na Alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-62478

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Estratégia de leitura

Resumo

Esta publicação deriva da tese de doutorado . O artigo analisa o ato da leitura na alfabetização e apresenta especificamente uma das estratégias desenvolvidas, intitulada Ler para encontrar. O processo de pesquisa de intervenção foi desenvolvido com uma turma de crianças de seis anos de idade, em um colégio de aplicação de uma Universidade Federal no decorrer do ano letivo de 2016. A pesquisa se propôs a investigar como o envolvimento das crianças com a leitura acontece quando o ato de ler é parte de uma atividade essencial para a criança como é o brincar. Os resultados confirmaram a hipótese de que a aprendizagem da leitura acontece satisfatoriamente quando o professor consegue criar na criança a necessidade de ler os textos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Unesp – Campus de Marília – SP.

Referências

ABREU, M. M. de O. Ensino fundamental de nove anos: implicações no processo de alfabetização e letramento. São Paulo: Junqueira & Marin, 2012.

ARENA, D. B. Leitura no espaço da biblioteca do espaço escolar. In: SOUZA, R. J. de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 157 – 185.

BAJARD, É. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Trad. Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

JOLIBERT, J.; JACOB, J. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre os alunos e comunidade. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MELLO, S. A. A Apropriação da Escrita como Instrumento Cultural Complexo. In: MENDONÇA, S. G. de L. e MILLER, S. (Orgs.). Vigotski e a Escola Atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: J.M. Editora e Cultura Acadêmica Editora, 2010. 2ª edição.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 2. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Abreu, M. M. de O. ., & Arena, A. P. B. . (2021). Atos de Leitura na Alfabetização. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(2), 784–800. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-62478

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar