Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-59458

Palavras-chave:

Educação no Campo, Pedagogia Histórico-Crítica, Práticas educativas

Resumo

Propõe-se uma reflexão dos aspectos teórico-metodológicos da alfabetização, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, no que tange às práticas educativas para as escolas no campo. Vale salientar que a proposta deste trabalho, ao se concentrar na abordagem teórica do processo ensino e aprendizagem, traz subsídios para discutir as políticas curriculares educacionais para o campo, quer pelo poder público, quer pelas instituições escolares, que visem a garantia do direito à educação via uma educação de qualidade social. Desse modo, discute-se o processo de alfabetização na perspectiva de uma escola única com acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, fundada no materialismo histórico dialético. A questão central deste estudo parte da seguinte indagação: De que forma a pedagogia histórico-crítica, como subsídio para a elaboração de uma proposta pedagógica, pode contribuir no processo de alfabetização dos alunos que vivem no campo? Para tanto, como ensaio teórico, buscou-se trazer reflexões sobre o processo de alfabetização, a partir dos autores e pesquisadores da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural, como forma de contribuir com as análises a respeito do processo da alfabetização para as escolas no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Campus Tocantinópolis. Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar.

Maria Cristina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar campus São Carlos. São Paulo, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2019. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 4 ago. 2020.

BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Ministério da Educação: Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75191-mais-alfabetizacao-apresentacao-251017-pdf/file. Acesso em: 4 ago. 2020.

BRASIL. IBGE – Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, v. 21, n. 71, p. 79-115, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GkhgksVWNhmjD6DnxtxdwsM/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302000000200004.

DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12808. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12808.

DUARTE, N. Educação escolar e formação humana omnilateral na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In: LOMBARDI, J. C. (org.). Crise capitalista e educação brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

MALANCHEN J. A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais [tese]. Araraquara (SP): Universidade Estadual Paulista; 2014.

KUBOTA, L. C. O peso do passado no futuro do trabalho: a transmissão intergeracional de letramento. Diset – Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura, n. 54, nov. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35190. Acesso em: 18 fev. 2021.

KUENZER, A. Z.; OLIVEIRA, M. A. Trabalho e educação no campo: novos desafios. In: BASSA, J. D.; SANTOS NETO, J. L.; BEZERRA, M. C. S. (orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.

LEAL, F. et al. A Educação Brasileira em 2018. In: CRUZ, P.; MONTEIRO,

L. (org.). Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Ed. Moderna, 2019, p 12. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 531-541, maio 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DVjr4Q7wKS8CR6pnRRcfKMc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0917.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-críticas sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015. (Coleção educação contemporânea).

MARSIGLIA, A. C.; SAVIANI, D. Prática Pedagógica Alfabetizadora à Luz da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 1, p. 3-13, mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/31815. Acesso em: 4 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro Alves. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, K. O método da Economia Política. Trad. Fausto Castilho. Disponível em: http://www.marxists.info/portugues/marx/1857/mes/metodo.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.

NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. s/d. Disponível em https://www.pcb.org.br/portal/docs/int-metodo-teoria-social.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

SANTOS, C. F. Formação humana e práticas educativas escolares no campo: reflexões à luz da pedagogia histórico crítica. In: BASSA, J. D.; SANTOS NETO, J. L.; BEZERRA, M. C. S. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum a consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/dermeval_saviani_artigo.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640402.

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008a.

SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2º sem. de 2008b. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465/3387. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v10i2.4465.

SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Entrevista (Por: Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Margarida de Mendonça Peixoto). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9844/7129. Acesso em: 27 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697.

SAVIANI, D. Prefácio. In: MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivista e histórico-críticas sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In: BASSA, J. D.; SANTOS NETO, J. L.; BEZERRA, M. C. S. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016a.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento: Revista de Educação, Niterói, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016b. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução do russo Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

NUNES, K. de C. S.; SANTOS, M. C. dos. Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: reflexões teórico-metodológicas sobre o processo educativo . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 750–768, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-59458. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59458. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar