Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Olhares & Trilhas
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 26 No. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (II)
Vol. 26 No. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (II)
Published:
2024-07-01
Full Issue
Expediente (Portuguese)
Apresentação
As muitas facetas das pesquisas sobre alfabetização no Brasil
Francisca Izabel Pereira Maciel, Juliano Guerra Rocha (Author)
1-10
PDF (Portuguese)
Seção temática
Filosofia Panecástica de Joseph Jacotot no império brasileiro:
potência no debate da alfabetização.
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
xx Didactic gestures in the work of literacy teachers in the context of remote teaching
Andreia Rezende Garcia-Reis, Rafaela Reis Castor (Author)
1-26
PDF (Portuguese)
The Literacy Policy for the State Education Network of Santa Catarina and Youth and Adult Education
Liliam Mafra, Marilane Maria Wolff Paim (Author)
1-15
PDF (Portuguese)
O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
investigação em uma escola de rede municipal
Dedilene Alves de Jesus-Oliveira, Rosemilla Patrícia Oliveira, Thenner Freitas da Cunha (Author)
1-19
PDF (Portuguese)
Alfabetização e diversidade étnico-racial
práticas de ensino da língua escrita sob a perspectiva de letramentos de reexistência
Patrícia Barros Soares Batista (Author)
1-22
PDF (Portuguese)
Letras móveis na alfabetização
percepções docentes
Mariana Miranda, Daniela Montuani (Author)
1-21
PDF (Portuguese)
O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização
recontextualizando as ciências
Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Luciana Backes (Author)
1-29
PDF (Portuguese)
“So GARGALHA and FALHA have a similar sound (in portuguesa), right?”: phonological awareness in teaching practice in Literacy for Young, Adult and Elderly People
consciência fonológica na prática de docente na Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL (Author)
1-19
PDF (Portuguese)
Literacy for autistic children:
what do the teachers have to tell us?
Dayanna Pereira dos Santos (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
PNA and teaching practice: reflections on methods and processes
Maria Aparecida Mendes Tiago, Geisa Magela Veloso (Author)
1-16
PDF (Portuguese)
A formação continuada de professores alfabetizadores:
um recorte nos programas federais de alfabetização
Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio, Patrícia Bastos Azevedo (Author)
1-29
PDF (Portuguese)
Alaíde Lisboa de Oliveira (1904-2006) e seus escritos sobre alfabetização, leitura e literatura infantil
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel, Sara Regina Botelho da Silva (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
Challenges of literacy processes and dilemmas of continuing education in Brazil
Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes (Author)
1-22
PDF (Portuguese)
Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:
o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede
MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA, TATIANE CASTRO DOS SANTOS (Author)
1-21
PDF (Portuguese)
A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras
Terezinha Cristina da Costa Rocha, Larissa dos Santos Cunha, Maria José Francisco de Souza (Author)
1-27
PDF (Portuguese)
Continuing education of literacy teachers
challenges, knowledge and teaching practice
Juliana Frigerio, Danielle Monteiro Behrend (Author)
1-24
PDF (Portuguese)
Cartilhas de alfabetização no Brasil:
um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021)
Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso (Author)
1-23
PDF (Portuguese)
Estratégias de leitura do gênero discursivo informativo
experiência em uma estação rotacional
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos (Author)
1-17
PDF (Portuguese)
Programas de alfabetização de crianças no Brasil: um panorama de produções acadêmicas (2015-2020)
Islayne Barbosa de Sá Gonçalves, Alexsandro da Silva (Author)
1-31
PDF (Portuguese)
Um breve histórico da alfabetização no Brasil
alguns apontamentos sobre políticas e métodos
ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS, Pollyanne Ribeiro Bicalho (Author)
1-17
PDF (Portuguese)
A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as):
o PNAIC em destaque
Leonardo Caamaño Natividade Silva, Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Sílvia Adriana Rodrigues (Author)
1-19
PDF (Portuguese)
Miguel's literacy assessment task
uma criança com autismo do segundo ano do ensino fundamental
Daniel Novaes, Ana Paula de Freitas, Milena Moretto (Author)
1-16
PDF (Portuguese)
A faceta linguística da alfabetização em resumos de teses e dissertações gaúchas no período de 2012 a 2022
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Gabriela Pacheco Godoy (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
Literacy among children from the popular classes in Brazil in recent years
What did the BNCC and PNA promote? What legacy do they leave for the National Literacy Child Commitment?
Fabiana da Silva Correia Souza, Andrea Tereza Brito Ferreira, Artur Gomes de Morais (Author)
1-21
PDF (Portuguese)
ACADEMIC TRAINING IN ACTION: THE ROLE OF RESEARCH IN THE CONTEXT OF THE LITERACY TEACHER
Hebe Duarte de Andrade Maluf Resende, Aira Suzana Ribeiro Martins (Author)
1-15
PDF (Portuguese)
Seção atemática
Scientific Literacy through an Investigative Teaching Sequence (ITS) related to anthropogenic impacts on the environment
Dandara Vázquez, Rosane Nunes Garcia (Author)
1-19
PDF (Portuguese)
Body literacy
new perspective for teaching physical education at school
Mesaque Silva Correia, Carlos Nazareno Ferreira Borges (Author)
1-24
PDF (Portuguese)
Articulating reflections between scientific literacy, interdisciplinarity and teacher training in the natural sciences
CARLA ADELINA I OLIVEIRA, Rosane Nunes Garcia (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
A Alfabetização Matemática em Cursos de Pedagogia
perspectivas e práticas na formação docente
Samira Bahia e Castro, Silvana Claudia dos Santos, Karla Helena Ladeira Fonseca (Author)
1-25
PDF (Portuguese)
A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:
um olhar para a produção acadêmica nacional
Kathia Regina Kunzler, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite (Author)
1-28
PDF (Portuguese)
O entrelaçamento decolonial-intercultural na Educação Escolar Indígena Brasileira
uma revisão integrativa
Anne Karine Alcantara da Silva, Lorena Lima de Moraes (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
Experiencing Biology remotely in High School
Endgel Stephanny Aguiar Mendes, Dárlen Christie Hermelinda Pena, Flávia Dias Marques-Marinho (Author)
1-23
PDF (Portuguese)
Facilitando o Entendimento da Geometria Molecular na Química com o App Mo-Cubed
MARCUS VINÍCIUS HUNGARO FARIA, Raphael Salles Ferreira Silva , Leonardo Bruno Federico (Author)
1-20
PDF (Portuguese)
Literacy Methods Used with Children with Intellectual Disabilities
A Bibliographic Research
Laís Alice Oliveira Santos, Ana Paula Soares de Oliveira (Author)
1-21
PDF (Portuguese)
Language
English
Español
Português
Make a Submission
Make a Submission
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems
Keywords
scientific literacy
women scientists
pedagogical proposal
literacy
methods
synthetic
analytical
critical reflection
biology
extension
litteracy teaching.
state of knowledge
minecraft
autism
vigotski
reading
libras
portuguese
Reading and Writing in Early Childhood Education Project – LEEI (2013-2023) : an analysis in three moments
72
A construção da identidade da criança na Educação infantil numa perspectiva histórico-cultural
58
A etimologia de alguns vocabulários referentes à educação
52
Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem
26
Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano
25