Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Olhares & Trilhas
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 26 Núm. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (II)
Vol. 26 Núm. 2 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (II)
Publicado:
2024-07-01
Número completo
Expediente (Portugués)
Apresentação
As muitas facetas das pesquisas sobre alfabetização no Brasil
Francisca Izabel Pereira Maciel, Juliano Guerra Rocha (Autor/a)
1-10
PDF (Portugués)
Seção temática
Filosofia Panecástica de Joseph Jacotot no império brasileiro:
potência no debate da alfabetização.
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
xxx xxx
Andreia Rezende Garcia-Reis, Rafaela Reis Castor (Autor/a)
1-26
PDF (Portugués)
A Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e a Educação de Jovens e Adultos
Liliam Mafra, Marilane Maria Wolff Paim (Autor/a)
1-15
PDF (Portugués)
O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
investigação em uma escola de rede municipal
Dedilene Alves de Jesus-Oliveira, Rosemilla Patrícia Oliveira, Thenner Freitas da Cunha (Autor/a)
1-19
PDF (Portugués)
Alfabetização e diversidade étnico-racial
práticas de ensino da língua escrita sob a perspectiva de letramentos de reexistência
Patrícia Barros Soares Batista (Autor/a)
1-22
PDF (Portugués)
Letras móveis na alfabetização
percepções docentes
Mariana Miranda, Daniela Montuani (Autor/a)
1-21
PDF (Portugués)
O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização
recontextualizando as ciências
Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Luciana Backes (Autor/a)
1-29
PDF (Portugués)
“Então Gargalha e Falha têm um som parecido, né?”:
consciência fonológica na prática de docente na Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL (Autor/a)
1-19
PDF (Portugués)
Alfabetización para niños autistas:
¿qué tienen que decirnos los profesores?
Dayanna Pereira dos Santos (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
PNA y práctica docente: reflexiones sobre métodos y procesos
Maria Aparecida Mendes Tiago, Geisa Magela Veloso (Autor/a)
1-16
PDF (Portugués)
A formação continuada de professores alfabetizadores:
um recorte nos programas federais de alfabetização
Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio, Patrícia Bastos Azevedo (Autor/a)
1-29
PDF (Portugués)
Alaíde Lisboa de Oliveira (1904-2006) e seus escritos sobre alfabetização, leitura e literatura infantil
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel, Sara Regina Botelho da Silva (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
Desafios dos processos de alfabetização e letramento e dilemas da formação continuada no Brasil
Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes (Autor/a)
1-22
PDF (Portugués)
Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:
o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede
MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA, TATIANE CASTRO DOS SANTOS (Autor/a)
1-21
PDF (Portugués)
A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras
Terezinha Cristina da Costa Rocha, Larissa dos Santos Cunha, Maria José Francisco de Souza (Autor/a)
1-27
PDF (Portugués)
Formação continuada de professores alfabetizadores: desafios, saberes e prática docente
Juliana Frigerio, Danielle Monteiro Behrend (Autor/a)
1-24
PDF (Portugués)
Cartilhas de alfabetização no Brasil:
um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021)
Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso (Autor/a)
1-23
PDF (Portugués)
Estratégias de leitura do gênero discursivo informativo
experiência em uma estação rotacional
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos (Autor/a)
1-17
PDF (Portugués)
Programas de alfabetização de crianças no Brasil: um panorama de produções acadêmicas (2015-2020)
Islayne Barbosa de Sá Gonçalves, Alexsandro da Silva (Autor/a)
1-31
PDF (Portugués)
Um breve histórico da alfabetização no Brasil
alguns apontamentos sobre políticas e métodos
ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS, Pollyanne Ribeiro Bicalho (Autor/a)
1-17
PDF (Portugués)
A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as):
o PNAIC em destaque
Leonardo Caamaño Natividade Silva, Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Sílvia Adriana Rodrigues (Autor/a)
1-19
PDF (Portugués)
A tarefa avaliativa de alfabetização de Miguel
uma criança com autismo do segundo ano do ensino fundamental
Daniel Novaes, Ana Paula de Freitas, Milena Moretto (Autor/a)
1-16
PDF (Portugués)
A faceta linguística da alfabetização em resumos de teses e dissertações gaúchas no período de 2012 a 2022
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Gabriela Pacheco Godoy (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
A alfabetização das crianças das classes populares, no Brasil, nos últimos anos
o que promoveram a BNCC e a PNA? Que herança deixam para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada?
Fabiana da Silva Correia Souza, Andrea Tereza Brito Ferreira, Artur Gomes de Morais (Autor/a)
1-21
PDF (Portugués)
FORMACIÓN EN ACCIÓN: EL PAPEL DE LA INVESTIGACIÓN EN EL CONTEXTO DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN
Hebe Duarte de Andrade Maluf Resende, Aira Suzana Ribeiro Martins (Autor/a)
1-15
PDF (Portugués)
Seção atemática
Alfabetización Científica a través de una Secuencia de Enseñanza Investigativa (SEI) relacionada con los impactos antropogénicos en el medio ambiente
Dandara Vázquez, Rosane Nunes Garcia (Autor/a)
1-19
PDF (Portugués)
Alfabetización corporal
nueva perspectiva para la enseñanza de la educación física en la escuela
Mesaque Silva Correia, Carlos Nazareno Ferreira Borges (Autor/a)
1-24
PDF (Portugués)
Articulando reflexões entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores nas Ciências da Natureza
CARLA ADELINA I OLIVEIRA, Rosane Nunes Garcia (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
A Alfabetização Matemática em Cursos de Pedagogia
perspectivas e práticas na formação docente
Samira Bahia e Castro, Silvana Claudia dos Santos, Karla Helena Ladeira Fonseca (Autor/a)
1-25
PDF (Portugués)
A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:
um olhar para a produção acadêmica nacional
Kathia Regina Kunzler, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite (Autor/a)
1-28
PDF (Portugués)
O entrelaçamento decolonial-intercultural na Educação Escolar Indígena Brasileira
uma revisão integrativa
Anne Karine Alcantara da Silva, Lorena Lima de Moraes (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
Experimentar la Biología de forma remota en la Escuela Secundaria
Endgel Stephanny Aguiar Mendes, Dárlen Christie Hermelinda Pena, Flávia Dias Marques-Marinho (Autor/a)
1-23
PDF (Portugués)
Facilitando o Entendimento da Geometria Molecular na Química com o App Mo-Cubed
MARCUS VINÍCIUS HUNGARO FARIA, Raphael Salles Ferreira Silva , Leonardo Bruno Federico (Autor/a)
1-20
PDF (Portugués)
Métodos de alfabetização utilizados com crianças com deficiência intelectual: uma pesquisa bibliográfica
A Bibliographic Research
Laís Alice Oliveira Santos, Ana Paula Soares de Oliveira (Autor/a)
1-21
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Português
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Palabras clave
educación física escolar
prácticas corporales
cuerpo conscient
biología
escuela secundaria
extensión
acción remota
literatura
xx
xxxx
xxxxx
xxxxxxxxx
xxxxxx
alfabetización científica
evaluación
reforma
Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI (2013-2023): uma análise em três tempos: an analysis in three moments
62
A construção da identidade da criança na Educação infantil numa perspectiva histórico-cultural
31
Um breve histórico da alfabetização no Brasil: alguns apontamentos sobre políticas e métodos
30
Importância do memorial enquanto estratégia de formação profissional no projeto veredas
25
O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA): investigação em uma escola de rede municipal
22