Alfabetização corporal
nova perspectiva para o ensino da Educação Física na escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72355Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Alfabetização, Alfabetização Corporal, Corporeidade. , Movimento Mundo, Linguagem CorporalResumo
Neste estudo ensaístico, o objetivo é refletir de forma problematizadora sobre o lugar que o corpo ocupa no complexo processo de alfabetização para que possamos repensar a finalidade da Educação Física na escola e seu lugar no processo de alfabetização corporal das educandas/os. A alfabetização corporal é um processo que compreende a pessoa em sua integralidade e envolve a aquisição de capacidades, de habilidades e de conhecimentos necessários para compreender e para analisar a existência humana como corporal. Partindo do legado de Santin (2001a), sistematizamos nossa argumentação no sentido de elucidarmos que, historicamente, os processos de alfabetização foram relacionados à formação da inteligência humana, desconsiderando as dimensões corporais. Isso nos permite inferir que o objetivo da Educação Física na escola seja a alfabetização corporal das sujeitas/os. Para tanto, apresenta-se o conceito de alfabetização corporal, sua centralidade e o papel da professora/o nesse processo. Compreende-se o corpo como produção social e vivenciador das aprendizagens, portanto, no processo alfabetizador, deve ser tomado como método de ensino. Aponta-se para a necessidade da área da Educação Física caminhar na direção de pedagogias dos corpos. Pedagogias que, de fato, elejam o corpo como método de ensino e como eixo norteador da aprendizagem.
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