A tarefa avaliativa de alfabetização de Miguel
uma criança com autismo do segundo ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73853Palavras-chave:
Avaliação diagnóstica, Alfabetização, Autismo, Teoria histórico-cultural, VigotskiResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o modo como Miguel, uma criança com autismo matriculada no segundo ano do Ensino Fundamental, realiza uma tarefa avaliativa de alfabetização. Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado realizada na educação básica, em uma escola da rede municipal de ensino da periferia de uma cidade a 60 km da capital do estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural respaldou o trabalho empírico e as análises das situações escolares. Com vistas a um desenvolvimento humano prospectivo, esse referencial defende a fundamentalidade de olhar para as múltiplas determinações que constituem os fenômenos. As análises realizadas destacam dois movimentos: 1. a mediação da professora na tarefa proposta; 2. os modos de participação da criança na tarefa proposta. Ademais, o estudo dá indícios de que o modo como Miguel realiza avaliação traz marcas de tarefas que tendem à simplificação para passar o tempo.
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