Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ao se cadastrarem no sistema da revista, os autores inseriram todos os seus dados e links de forma completa e correta.
  • Pelo menos um dos autores detém a titulação mínima de mestre.
  • O trabalho é voltado ao escopo da educação.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O trabalho não apresenta plágio ou autoplágio e passou por revisão textual/linguística.
  • O trabalho obedece à folha de estilos da revista, incluindo normas de formatação e referências (disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727).
  • Possíveis identificações de autoria e filiação institucional foram removidas do texto e dos metadados (propriedades) do arquivo, tendo em vista garantir o anonimato na avaliação por pares duplo-cega (double-blind peer review).
  • O arquivo submetido está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou .rtf e não ultrapassa 5MB.

Diretrizes para Autores

Não há custos para submissão, processo editorial, distribuição e download dos arquivos.

Todos os autores devem estar cadastrados no sistema da Olhares & Trilhas.

Os arquivos devem ser enviados em .doc, .docx ou .rtf e devem, obrigatoriamente, obedecer à folha de estilos da revista, incluindo normas de formatação e referências. Ela está disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727.

Os textos devem conter, no máximo, 20 páginas.

Todos os trabalhos submetidos à Olhares & Trilhas são escrutinados por programas de identificação de plágio e autoplágio.

É proibida a tradução de artigos publicados na Olhares & Trilhas para outro idioma sem a autorização do Comitê Editorial.

A Olhares & Trilhas aceita trabalhos com o número máximo de três autores, sendo que ao menos um deve deter a titulação mínima de mestre. Além disso, é permitida a publicação de apenas um artigo por autor/coautor em cada número da revista.

É necessário que quaisquer informações que possibilitem identificar os autores, sua filiação acadêmica e a instituição na qual a pesquisa foi realizada sejam suprimidas do texto e dos metadados (propriedades) dos arquivos, de modo a garantir o anonimato e a integridade do processo de avaliação duplo-cega. Essas informações poderão ser incluídas no arquivo na etapa de finalização do processo editorial. Os autores podem proceder à supressão das informações da seguinte maneira, incluindo autocitações: “A pesquisa foi desenvolvida no curso de Letras Inglês da Universidade X ao longo do desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada “XXXX” (Autor 1, ANO), sob orientação do Autor 2”.

Anteriormente à submissão de trabalhos à Olhares & Trilhas, os autores devem passar o texto por minuciosa revisão textual e por uma detalhada normatização ABNT.

Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente concedendo à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito, desde que com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Além disso, os autores estarão confirmando sua concordância com as diretrizes editoriais da Revista Olhares & Trilhas.

Após submissão, os autores serão contactados, no mínimo, duas vezes. A primeira será referente à solicitação de eventuais adequações/correções sugeridas pelos pareceristas. Nessa etapa, o autor terá até 14 dias, a contar do dia de recebimento da solicitação, para reenviar o texto com as correções feitas. O segundo contato será referente à solicitação de validação e/ou alterações tangentes à revisão textual e normatização ABNT. Recebida a mensagem de solicitação, os autores terão até 7 dias para enviar o arquivo corrigido.

  • Ética na pesquisa

Trabalhos que envolvam abordagem e recrutamento de seres humanos deverão ser analisados e aprovados por um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional), atendendo às resoluções 466/12 e 510/16, conforme a especificidade do trabalho apresentado.

Neste caso, os autores deverão incluir na seção mais oportuna (Metodologia, Material e Métodos ou Considerações Éticas) o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, além do seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética), tendo em vista comprovar a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética.

O participante deverá ter sido informado sobre a coleta e uso de fotografias ou gravações no momento do esclarecimento, e o Termo de Consentimento deverá trazer todas as informações sobre o destino desse material. Além disso, ao encaminharem para divulgação algum material (como fotografias e gravações) que possa identificar o participante, os autores deverão encaminhar para a revista um termo de cessão de imagem fornecido pelo participante.

O Parecer de Aprovação do projeto pelo Comitê de Ética poderá ser apresentado na forma de documento suplementar no momento da submissão do arquivo ao sistema da revista.

  • Formatação

As configurações de margens, espaçamentos, fonte, tamanho de fonte, referências bibliográficas e demais configurações devem seguir a folha de estilo da revista: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727. A seguir, apresentamos uma síntese da formatação, mas, mesmo assim, deve-se utilizar nossa folha de estilos.

- Tamanho do papel: A4

- Margens: superior e esquerda (3cm) | inferior e direita (2 cm)

 

Título original

Título em língua estrangeira

Resumo/Abstract

Fonte

Times New Roman

Times New Roman

Times New Roman

Tamanho da fonte

14

12

11

Recuo inicial

Sem recuo

Sem recuo

Sem recuo

Alinhamento

Centralizado

Centralizado

Justificado

Espaçamento entrelinhas

1,0 + 0 pt

1,0 + 0 pt

1,0 + 0 pt

 

 

Palavras-chave/Keywords

Corpo textual

Citações diretas

Excertos

Fonte

Times New Roman

Times New Roman

Times New Roman

Times New Roman

Tamanho da fonte

11

12

11

11

Recuo inicial

Sem recuo

1,25 cm

4 cm

2 cm

Alinhamento

Justificado

Justificado

Justificado

Justificado

Espaçamento entrelinhas

1,0 + 0 pt

1,5 + 0 pt

1,0 + 0 pt

1,0 + 0 pt

 

 

Notas de rodapé

Títulos de quadros, tabelas, figuras

Seção de referências

Fonte

Times New Roman

Times New Roman

Times New Roman

Tamanho da fonte

10

10

12

Recuo inicial

Sem recuo

Sem recuo

Sem recuo

Alinhamento

Justificado

Centralizado

Esquerda

Espaçamento entrelinhas

1,0 + 0 pt

1,0 + 0 pt

1,0 + 12 pt

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem, não ao final do documento.

  • Modelos de referências

As referências devem seguir à risca as normas NBR 6023:2018 (ABNT). Há modelos de referências ao final da folha de estilos da Olhares & Trilhas (disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/727).

LIVROS

ARONIN, L.; HUFEISEN, B. (ed.). The exploration of multilingualism: development of research on L3, multilingualism and multiple language acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2009. DOI: https://doi.org/10.1075/aals.6.

BEVILACQUA, C. R. et al. (org.). Como elaborar um dicionário especializado? Porto Alegre: Zouk, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/266086. Acesso em: 3 jan. 2024.

CABRÉ, M. T. Terminology: theory, methods and applications. Edição de Juan Carlos Sager. Tradução de Janet Ann DeCesaris. Amsterdam: John Benjamins, 1999.

FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. (org). Lingüística aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T. et al. (org.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16749. Acesso em: 5 fev. 2024.

ARONIN, L.; HUFEISEN, B. Methods of research in multilingualism studies: reaching a comprehensive perspective. In: ARONIN, L.; HUFEISEN, B. (ed.). The exploration of multilingualism: development of research on L3, multilingualism and multiple language acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2009. p. 103-120. DOI: https://doi.org/10.1075/aals.6.

MACIEL, A. M. B. Terminologia e corpus. In: TAGNIN, S. E. O.; BEVILACQUA, C. R. (org.). Corpora na terminologia. São Paulo: Hub Editorial, 2013. p. 29-45.

 

TCCS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

AZIEZ, F. The long-term impact of learner-learner interaction on L2 English development. 2021. Doctoral Dissertation (Doctorate in Applied Linguistics) – Faculty of Modern Philology and Social Sciences, University of Pannonia, Veszprém, 2021. DOI: https://doi.org/10.18136/PE.2021.776.

LOPES, M. E. S. Análise das terminologias relacionadas à área de domínio da saúde usada por habitantes da cidade de Apuiarés, Ceará. 2021. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60646. Acesso em: 7 mar. 2024.

OLIVEIRA, B. S. Construindo o ensino de português como língua de acolhimento: uma análise da apostila didática Pode Entrar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/178755. Acesso em: 8 abr. 2024.

YÁÑEZ PIÑERA, I. Programación didáctica de Tecnologia 2º ESO y proyecto de innovación docente “La clase invertida”: mejorando el aprendizaje. 2022. Tesis de Maestría (Máster en Formación del Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria, Bachillerato y Formación Profesional) – Facultad de Formación del Profesorado y Educación, Universidad de Oviedo, Oviedo, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10651/64227. Acesso em: 9 jun. 2023.

 

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

ALMEIDA G. M. B.; SOUZA, D. S. L.; PEREZ PINO, D. H. A definição nos dicionários especializados: proposta metodológica. Debate Terminológico, [s. l.], n. 3, [s. p.], 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/23812. Acesso em: 15 maio 2023.

CALIXTO, H. R. S.; RIBEIRO, A. E. A.; RIBEIRO, A. A. Ensino de língua portuguesa escrita na educação bilíngue de surdos: questões a partir de narrativas de professores da Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 578-593. 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4021.

EICKEMBERG, M. et al. Bioimpedância elétrica e sua aplicação em avaliação nutricional. Revista de Nutrição, Campinas, v. 24, n. 6, p. 883-893, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600009.

HAMMARBERG, B. The languages of the multilingual: some conceptual and terminological issues. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, [s. l.], v. 48, n. 2-3, p. 91-104, 2010. DOI: https://doi.org/10.1515/iral.2010.005.

 

 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS

COMÉ, A. P.; FERRETE, J. M. R. C.; NHAZILO, T. A. M. O desenvolvimento da intercompreensão nas escolas moçambicanas: uma reflexão sobre a comunicação intercultural e multilingue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PELOS MARES DA LÍNGUA PORTUGUESA, 4., 2018, Aveiro. Livro de Resumos [...]. Aveiro: UA Editora, 2018. p. 39. Disponível em: http://mares4.web.ua.pt/wp-content/uploads/2018/05/Mares4_2018_LivroResumos.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.

CRISPIM, M. L.; MADEIRA, A. M. Oneness: um curso de português on-line. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2008, São Paulo. Anais [...]. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2008. [s. p.].

MEISNITZER, B. O português como língua pluricêntrica como desafio para didática do Português como Língua Estrangeiras. In: CONGRESSO ALEMÃO DE LUSITANISTAS, 12., 2017, Mogúncia. Programa [...]. Mogúncia: Zentraldruckerei JGU, 2017. p. 135. Disponível em: http://lusitanistenverband.de/wp-content/uploads/sites/9/Tagungsreader_Entwurf_080917_final.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

 

LEGISLAÇÃO

BRASIL. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 1 out. 2023.

SÃO PAULO. Lei nº 16.478, de 8 de julho de 2016. Institui a Política Municipal para a População Imigrante, dispõe sobre seus objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias, bem como sobre o Conselho Municipal de Imigrantes. São Paulo: Secretaria do Governo Municipal, 2016. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16478-de-08-de-julho-de-2016/. Acesso em: 17 nov. 2023.

 

ARTIGOS EM PÁGINAS DA INTERNET

SILVEIRA, L. R. M. Principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente para CBMMG Oficial. Estratégia, São Paulo, 14 out. 2020. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/principais-pontos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-para-cbmmg-oficial/. Acesso em: 27 dez. 2023.

TIBURSKI, R. Soft e hard skills. Diário Escola, [s. l.], 5 dez. 2023. Disponível em: https://diarioescola.com.br/soft-e-hard-skills/. Acesso em: 18 maio 2024.

Artigos

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