“Então Gargalha e Falha têm um som parecido, né?”:
consciência fonológica na prática de docente na Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73422Palavras-chave:
Consciência fonológica, Loas de Maracatu, Alfabetização de Pessoas Jovens, adultas e idosasResumo
De que modo o trato docente com a consciência fonológica, explorada no contexto da “loa de maracatu”, pode colaborar para o aprendizado do sistema de escrita alfabética? Esse questionamento impulsiona este artigo, cujo objetivo é o de analisar estratégias didáticas direcionadas para o desenvolvimento da consciência fonológica, no âmbito do gênero textual “loa de maracatu”, vivenciadas no contexto da Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) de uma escola da Rede Municipal localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Aportadas nos estudos de Morais (2010; 2012; 2019) e Soares (2018), destaca-se, nas atividades analisadas, a identificação de palavras com as sílabas iniciais parecidas (aliteração); as semelhanças nas sílabas finais das palavras (rimas), assim como a relação entre a pauta sonora e a escrita. Os dados foram tratados sob um prisma qualitativo (Minayo, 2012), a partir de elementos da técnica de análise de conteúdo categorial (Bardin, 1977). O cenário revelou um trabalho significativo, o trato com a consciência fonológica, aos moldes abordados, oportunizou o envolvimento dos/as alunos/as com o gênero em questão, possibilitou atividades favoráveis a apropriação do sistema de escrita alfabética, ao mesmo tempo em que enalteceu a cultura de um grupo que milita por espaço e valorização.
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