A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras

Autores

  • Terezinha Cristina da Costa Rocha Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7953-9484
  • Larissa dos Santos Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria José Francisco de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73762

Palavras-chave:

Alfabetização, Estudantes Surdos, Libras, Língua de Sinais, Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, discutimos os processos de alfabetização de estudantes surdos usuários da Libras. As análises fazem parte de um estudo desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A escola recebe um expressivo número de estudantes surdos em fase de alfabetização e conta com professores bilíngues, Libras-Português, e com tradutores intérpretes de Libras. O objetivo do estudo foi compreender como os processos de alfabetização e letramento voltados para estudantes surdos têm sido constituídos, examinando, sobretudo, quais práticas pedagógicas têm sido mobilizadas para o ensino da leitura e da escrita e como ocorreu a participação dos estudantes. Os resultados versam sobre como a escola se organizou para o atendimento aos estudantes surdos, como foram realizadas a leitura e a interpretação de texto nas aulas de língua portuguesa e como foi realizada a produção escrita, em língua portuguesa, pelos estudantes surdos.

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Biografia do Autor

Larissa dos Santos Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria José Francisco de Souza

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

CRISTINA DA COSTA ROCHA, T.; DOS SANTOS CUNHA, L.; FRANCISCO DE SOUZA, M. J. A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–27, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73762. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73762. Acesso em: 30 jan. 2025.