Alfabetização e diversidade étnico-racial

práticas de ensino da língua escrita sob a perspectiva de letramentos de reexistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73319

Palavras-chave:

Alfabetização. Diversidade étnico-racial. Letramentos de reexistência. Práticas de ensino. Língua escrita.

Resumo

Neste artigo são tecidas reflexões sobre o ensino da língua escrita pautando-se na diversidade étnico-racial. Para isso, analisamos a BNCC e apresentamos algumas práticas de ensino realizadas junto a crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola federal mineira focando o gênero biografia.  Por meio da interlocução com o campo de estudos de Alfabetização (Soares, 2003) e de Letramentos (Street, 2010), tomando-se como prisma epistemológico os letramentos de reexistência (Souza, 2011), buscamos identificar a presença/ausência da temática étnico-racial na atual legislação curricular e algumas das estratégias de ensino que possibilitam ressignificar a alfabetização com foco na diversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma a análise documental e a investigação sobre a própria prática como principais procedimentos metodológicos. Os resultados revelam que há lacunas no tocante à temática racial na atual legislação que orienta o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revelam ainda, que práticas de ensino pautadas em ações discursivas afrocentradas, configuram-se como um modo disruptivo de reexistir,  potencializando os processos de alfabetização e de letramentos e estimulando os sujeitos aprendizes a ampliarem o seu olhar para o mundo, reconhecendo e valorizando, por meio da palavra, os diferentes discursos e existências humanas.

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Biografia do Autor

Patrícia Barros Soares Batista, Centro Pedagógico da UFMG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

BARROS SOARES BATISTA, P. Alfabetização e diversidade étnico-racial: práticas de ensino da língua escrita sob a perspectiva de letramentos de reexistência. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73319. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73319. Acesso em: 28 jan. 2025.