Alfabetização e diversidade étnico-racial
práticas de ensino da língua escrita sob a perspectiva de letramentos de reexistência
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73319Palavras-chave:
Alfabetização. Diversidade étnico-racial. Letramentos de reexistência. Práticas de ensino. Língua escrita.Resumo
Neste artigo são tecidas reflexões sobre o ensino da língua escrita pautando-se na diversidade étnico-racial. Para isso, analisamos a BNCC e apresentamos algumas práticas de ensino realizadas junto a crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola federal mineira focando o gênero biografia. Por meio da interlocução com o campo de estudos de Alfabetização (Soares, 2003) e de Letramentos (Street, 2010), tomando-se como prisma epistemológico os letramentos de reexistência (Souza, 2011), buscamos identificar a presença/ausência da temática étnico-racial na atual legislação curricular e algumas das estratégias de ensino que possibilitam ressignificar a alfabetização com foco na diversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma a análise documental e a investigação sobre a própria prática como principais procedimentos metodológicos. Os resultados revelam que há lacunas no tocante à temática racial na atual legislação que orienta o ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revelam ainda, que práticas de ensino pautadas em ações discursivas afrocentradas, configuram-se como um modo disruptivo de reexistir, potencializando os processos de alfabetização e de letramentos e estimulando os sujeitos aprendizes a ampliarem o seu olhar para o mundo, reconhecendo e valorizando, por meio da palavra, os diferentes discursos e existências humanas.
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