Alternativas remotas às práticas de Biologia no Ensino Médio: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74145

Palavras-chave:

Biologia, Ensino Médio, Extensão, Ação remota

Resumo

Em 2020 e 2021, devido à pandemia por SARS-CoV-2, o projeto visando contribuir no ensino de ciências aos estudantes do Ensino Médio por meio de práticas presenciais foi adaptado ao formato remoto mediante a incorporação de tecnologias digitais. As atividades estabelecidas nas reuniões semanais da equipe resultaram na produção mensal, com base em temas dos Programas de Estudos Tutorados de 2020 e 2021, de 25 (14 + 11) vídeos, 17 (8 + 9) orientações de atividades e 25 (10 + 15) atividades de assimilação do conteúdo; um folder sobre Covid-19 (2020) e uma participação em evento das Escolas Estaduais do município (2021). A disponibilização do material nas mídias Facebook® da Escola do Ensino Médio, sítio e canal YouTube® do projeto revelou uma baixa participação dos estudantes com base no retorno das atividades. Fato justificado pela indisponibilidade de acesso às ferramentas digitais. Em 2020 e 2021, 27 e 97 usuários visitaram 304 e 1.422 páginas do sítio do projeto e o canal YouTube® teve entre 19-557 e 22-282 acessos, respectivamente. Houve preferência dos usuários por vídeos exclusivamente práticos, com menor duração, e o alcance de público além do alvo. As ações de extensão, ainda que remotas, aproximaram a Universidade da comunidade.

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Biografia do Autor

Endgel Stephanny Aguiar Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda do curso de Farmácia da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto.

Técnica em Análises Clínicas pelo Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes-CECON.

 

Dárlen Christie Hermelinda Pena, Escola Estadual de Ouro Preto

Professora efetiva pelo Estado de Minas Gerais trabalha na Escola Estadual de Ouro Preto.

Mestre em Biologia Molecular pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. 

Graduada em Ciências Biológicas pela UNIFOR, Minas Gerais.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

STEPHANNY AGUIAR MENDES, E.; CHRISTIE HERMELINDA PENA, D.; MARQUES-MARINHO, F. D. Alternativas remotas às práticas de Biologia no Ensino Médio: relato de experiência. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–23, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74145. Acesso em: 30 jan. 2025.