A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:

um olhar para a produção acadêmica nacional

Autores

  • Kathia Regina Kunzler Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel https://orcid.org/0000-0002-3364-4481
  • Silvia Zamberlan Costa Beber Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73627

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de Ciências, IRAMUTEQ

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica investigou quais aspectos da Alfabetização Científica (AC) se destacam em pesquisas brasileiras da área de Ensino de Química. Integraram o corpus textual de análise 24 teses e 164 dissertações, interpretadas com auxílio do software IRAMUTEQ e da Análise Textual Discursiva. As perspectivas teóricas observadas são congruentes com a literatura sobre a AC já consolidada. Associações entre aspectos didáticos e ocorrência da AC são consideradas relevantes, porém, indícios de fragilidades quanto a essas abordagens nos processos formativos docentes são apresentados nas pesquisas. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) prevaleceu como principal referencial vinculados às ações didáticas, possibilitando inferir conexões entre aprendizagem significativa e a AC. As correlações apresentadas são, em sua maioria, advindas de investigações empíricas, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que impulsionem a articulação entre referenciais teóricos de aprendizagem, aspectos didáticos e AC, contribuindo para ampliar as abordagens teóricas desse campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathia Regina Kunzler , Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022-2026). Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), especialista em Gerenciamento de Laboratórios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e mestre em Engenharia Agrícola, linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), campus de Cascavel (2012-Atual). Possui experiência em análise instrumental trabalhando com cromatografia líquida (HPLC) e cromatografia gasosa (CG). Atuou na área de tratamento anaeróbio de águas residuárias principalmente nos temas: análise dos ácidos orgânicos voláteis em cromatografia gasosa (CG), determinação da cinética da biodigestão anaeróbia, remoção de carga orgânica e produção de biogás. Coordenou o projeto de pesquisa sobre Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais para embasar o desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) interdisciplinares no ensino de Química, Física e Biologia (2012-2023). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre os temas: Alfabetização Científica, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e Formação de Professores.

Silvia Zamberlan Costa Beber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2002), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Campus de Toledo no Curso de Química Licenciatura. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Unioeste/Cascavel. Coordenadora NECTO - Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo/UNIOESTE; membro do Conselho Científico do NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino; Conselheira do CECE - Centro de Engenharias e Ciências Exatas/UNIOESTE; Conselheira do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE; membro da Comissão de Extensão do CECE, representante da Área de Ensino de Química do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química Licenciatura/UNIOESTE; Líder do GEPIEC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências. Realiza projeto de pesquisa, extensão em ensino nas linhas de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química com foco em metodologias de ensino pautadas no emprego de mapas conceituais e saberes populares, Feira de Ciências e Formação Docente. Interesse nos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Epistemologias do Sul especialmente no conceito Ecologia de Saberes.

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009), E doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (2015), na mesma instituição. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.

Referências

ALVES FILHO, J. P. Uma prosa sobre interdisciplinaridade e Fourez. In: MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P.; LORENZETTI, L.; ALVES FILHO, J. P. (org.). Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 73-94.

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (org.). CTS e Educação Científica: Desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UNB, 2011, p. 73-97.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning: an introduction to school learning. Nova Iorque: Grune & Stratton, 1963.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22017.pdf?query=curriculo. Acesso em: 22 out. 2023.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Revista Temas em Psicologia, v.21, n.2, p. 513-518, 2013. DOI https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16.

CAMARGO FILHO, P. S.; ZOMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Alfabetização Científica e propostas curriculares para o ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Bauru: ABRAPEC, 2017, p. 1. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/listaresumos.htm. Acesso em: 04 jan. 2024.

CANTANHEDE, S. C. S.; RIZZATTI, I. M.; CANTANHEDE, L. B. Panorama do ensino de química sob a perspectiva CTSA no cenário brasileiro: Uma análise qualitativa a partir do software IRAMUTEQ. Revista Iberoamericana De Ciencia, Tecnología Y Sociedad - CTS, v. 17, p. 272-302, 2022. Disponível em: https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/348. Acesso em: 03 jan. 2024.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: Questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.

DINIZ JUNIOR, A. I.; FREIRE, M. Perfil conceitual e ensino de Química: Destacando perspectivas e contribuições para a sala de aula. In: SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, J. R. R. T. (org.). Ensino de Química: Novos olhares de uma nova geração. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 365-392.

FEITOSA, F.; OLIVEIRA, R.; KIOURANIS, N. Interface formação inicial de professores de Química e o enfoque CTS(A): O que dizem as pesquisas no contexto brasileiro? Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 223-244, 2020. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/21706/15928. Acesso em: 03 jan. 2024.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: Acerca de las finalidades de la

enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue. 1997.

FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GALIAZZI, M. C.; SOUSA, R. S. Análise textual discursiva: Uma ampliação de horizontes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LEITE, R. F. Dimensões da alfabetização científica na formação inicial de professores de Química. 2015. Tese (Doutorado em Educação para Ciência e a Matemática), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/4529/1/000220480.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.

LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M.; RAMOS, M. G. Análise textual discursiva & IRaMuTeQ: Potencialidades do processo híbrido. Acta Scientiae, v. 25, n. 4, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6994.

LORENZETTI, L. A alfabetização científica e tecnológica: Pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In: MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P.; LORENZETTI, L.; ALVES FILHO, J. P. (org.). Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 47-72.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n. 01, p. 45-61, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104.

MARTINS, I. C. S. et al. Handcrafted and Software-Assisted Procedures for Discursive Textual Analysis: Analytical Convergences or Divergences? In: COSTA, A. P.; REIS, L. P.; MOREIRA, A. (ed.). Computer Supported Qualitative Research: New Trends on Qualitative Research. Berlim: Springer, 2020. p. 189-205. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-31787-4_16

MARTINS, K. N. et al. O software IRAMUTEQ com recurso para a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 10, n. 24, p. 213-232, 2022. DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa na Escola. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017.

MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J. P. Ciências no nono ano do ensino fundamental: Da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Revista Ensaio, v. 12, n. 02, p. 101-120, maio/ago. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172010120207.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/aprendizagem-significativa-organizadores-previos-mapas-conceituais-diagramas-v-e. Acesso em: 03 jan. 2024.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2017.

NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, v. 87, n. 2, p. 224-240, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.10066.

NUNES, A. O.; BEZERRA, B. H. S.; RODRIGUES, M. F. A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no ensino de Química: Um breve panorama entre 2000-2017 no contexto da produção brasileira. In: SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, J. R. R. T. (org.). Ensino de Química: Novos olhares de uma nova geração. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 27-54.

NUNES, A. O.; LEITE, R. F. Aspectos da Alfabetização Científica e Tecnológica presentes em projetos pedagógicos de cursos brasileiros de Química-Licenciatura. Educación Química, v. 33, n. 3, p. 139-150, 2022. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2022.3.81130.

OLIVEIRA, R. C. Atividades investigativas no Ensino de Ciências. In: ANTUNES, E. P.; GIBIN, G. B. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: Propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 19-38.

RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M. P. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (CIAIQ), 7., 2018, Fortaleza. Atas [...]. Lisboa: Ludomedia, 2018, p. 505. Disponível em: https://ludomedia.org/publicacoes/livro-de-atas-ciaiq2018-vol-1-educacao/. Acesso em: 04 jan. 2024.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 12 dez. 2023.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: Funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica no ensino fundamental: Estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002263232. Acesso em: 14 ago. 2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, mar. 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246/172. Acesso em: 22 out. 2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores no processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 24 jan. 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R. T.; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. e37452, 2020. DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452.

SILVA, M. B; SASSERON, L. H; Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021. DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129.

SILVA, Y. C. R.; SILVEIRA, D. P.; LORENZETTI, L. A alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências: uma análise da produção acadêmica. Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. 2, p. 19-38, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/69073/751375156247. Acesso em: 04 jan. 2024.

SOUZA, M. A. R. et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, p. e03353, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353

SOUZA, F. C. S.; NUNES, A. O.; OLIVEIRA, M. A. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e a formação humana integral: Análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e11629, 2020. DOI: ttps://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. A Química Escolar na inter-relação com outros campos de saber. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 101-130.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

KUNZLER, K. R.; COSTA BEBER, S. Z.; LEITE, R. F. A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:: um olhar para a produção acadêmica nacional. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–28, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73627. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73627. Acesso em: 21 dez. 2024.