A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:

um olhar para a produção acadêmica nacional

Autores

  • Kathia Regina Kunzler Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel Autor https://orcid.org/0000-0002-3364-4481
  • Silvia Zamberlan Costa Beber Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo Autor
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73627

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de Ciências, IRAMUTEQ

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica investigou quais aspectos da Alfabetização Científica (AC) se destacam em pesquisas brasileiras da área de Ensino de Química. Integraram o corpus textual de análise 24 teses e 164 dissertações, interpretadas com auxílio do software IRAMUTEQ e da Análise Textual Discursiva. As perspectivas teóricas observadas são congruentes com a literatura sobre a AC já consolidada. Associações entre aspectos didáticos e ocorrência da AC são consideradas relevantes, porém, indícios de fragilidades quanto a essas abordagens nos processos formativos docentes são apresentados nas pesquisas. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) prevaleceu como principal referencial vinculados às ações didáticas, possibilitando inferir conexões entre aprendizagem significativa e a AC. As correlações apresentadas são, em sua maioria, advindas de investigações empíricas, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que impulsionem a articulação entre referenciais teóricos de aprendizagem, aspectos didáticos e AC, contribuindo para ampliar as abordagens teóricas desse campo de estudo.

Biografia do Autor

  • Kathia Regina Kunzler , Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022-2026). Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), especialista em Gerenciamento de Laboratórios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e mestre em Engenharia Agrícola, linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), campus de Cascavel (2012-Atual). Possui experiência em análise instrumental trabalhando com cromatografia líquida (HPLC) e cromatografia gasosa (CG). Atuou na área de tratamento anaeróbio de águas residuárias principalmente nos temas: análise dos ácidos orgânicos voláteis em cromatografia gasosa (CG), determinação da cinética da biodigestão anaeróbia, remoção de carga orgânica e produção de biogás. Coordenou o projeto de pesquisa sobre Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais para embasar o desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) interdisciplinares no ensino de Química, Física e Biologia (2012-2023). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre os temas: Alfabetização Científica, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e Formação de Professores.

  • Silvia Zamberlan Costa Beber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2002), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Campus de Toledo no Curso de Química Licenciatura. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Unioeste/Cascavel. Coordenadora NECTO - Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo/UNIOESTE; membro do Conselho Científico do NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino; Conselheira do CECE - Centro de Engenharias e Ciências Exatas/UNIOESTE; Conselheira do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE; membro da Comissão de Extensão do CECE, representante da Área de Ensino de Química do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química Licenciatura/UNIOESTE; Líder do GEPIEC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências. Realiza projeto de pesquisa, extensão em ensino nas linhas de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química com foco em metodologias de ensino pautadas no emprego de mapas conceituais e saberes populares, Feira de Ciências e Formação Docente. Interesse nos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Epistemologias do Sul especialmente no conceito Ecologia de Saberes.

  • Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009), E doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (2015), na mesma instituição. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:: um olhar para a produção acadêmica nacional. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–28, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73627. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73627. Acesso em: 25 abr. 2025.

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