A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:
um olhar para a produção acadêmica nacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73627Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de Ciências, IRAMUTEQResumo
Esta pesquisa bibliográfica investigou quais aspectos da Alfabetização Científica (AC) se destacam em pesquisas brasileiras da área de Ensino de Química. Integraram o corpus textual de análise 24 teses e 164 dissertações, interpretadas com auxílio do software IRAMUTEQ e da Análise Textual Discursiva. As perspectivas teóricas observadas são congruentes com a literatura sobre a AC já consolidada. Associações entre aspectos didáticos e ocorrência da AC são consideradas relevantes, porém, indícios de fragilidades quanto a essas abordagens nos processos formativos docentes são apresentados nas pesquisas. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) prevaleceu como principal referencial vinculados às ações didáticas, possibilitando inferir conexões entre aprendizagem significativa e a AC. As correlações apresentadas são, em sua maioria, advindas de investigações empíricas, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que impulsionem a articulação entre referenciais teóricos de aprendizagem, aspectos didáticos e AC, contribuindo para ampliar as abordagens teóricas desse campo de estudo.
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