A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:

um olhar para a produção acadêmica nacional

Autores

  • Kathia Regina Kunzler Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel https://orcid.org/0000-0002-3364-4481
  • Silvia Zamberlan Costa Beber Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73627

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de Ciências, IRAMUTEQ

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica investigou quais aspectos da Alfabetização Científica (AC) se destacam em pesquisas brasileiras da área de Ensino de Química. Integraram o corpus textual de análise 24 teses e 164 dissertações, interpretadas com auxílio do software IRAMUTEQ e da Análise Textual Discursiva. As perspectivas teóricas observadas são congruentes com a literatura sobre a AC já consolidada. Associações entre aspectos didáticos e ocorrência da AC são consideradas relevantes, porém, indícios de fragilidades quanto a essas abordagens nos processos formativos docentes são apresentados nas pesquisas. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) prevaleceu como principal referencial vinculados às ações didáticas, possibilitando inferir conexões entre aprendizagem significativa e a AC. As correlações apresentadas são, em sua maioria, advindas de investigações empíricas, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que impulsionem a articulação entre referenciais teóricos de aprendizagem, aspectos didáticos e AC, contribuindo para ampliar as abordagens teóricas desse campo de estudo.

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Biografia do Autor

Kathia Regina Kunzler , Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Cascavel

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022-2026). Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), especialista em Gerenciamento de Laboratórios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e mestre em Engenharia Agrícola, linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), campus de Cascavel (2012-Atual). Possui experiência em análise instrumental trabalhando com cromatografia líquida (HPLC) e cromatografia gasosa (CG). Atuou na área de tratamento anaeróbio de águas residuárias principalmente nos temas: análise dos ácidos orgânicos voláteis em cromatografia gasosa (CG), determinação da cinética da biodigestão anaeróbia, remoção de carga orgânica e produção de biogás. Coordenou o projeto de pesquisa sobre Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais para embasar o desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) interdisciplinares no ensino de Química, Física e Biologia (2012-2023). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre os temas: Alfabetização Científica, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e Formação de Professores.

Silvia Zamberlan Costa Beber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2002), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Docente Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, Campus de Toledo no Curso de Química Licenciatura. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Unioeste/Cascavel. Coordenadora NECTO - Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo/UNIOESTE; membro do Conselho Científico do NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino; Conselheira do CECE - Centro de Engenharias e Ciências Exatas/UNIOESTE; Conselheira do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE; membro da Comissão de Extensão do CECE, representante da Área de Ensino de Química do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química Licenciatura/UNIOESTE; Líder do GEPIEC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências. Realiza projeto de pesquisa, extensão em ensino nas linhas de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química com foco em metodologias de ensino pautadas no emprego de mapas conceituais e saberes populares, Feira de Ciências e Formação Docente. Interesse nos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Epistemologias do Sul especialmente no conceito Ecologia de Saberes.

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009), E doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (2015), na mesma instituição. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Toledo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores de química do ensino médio.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

KUNZLER, K. R.; COSTA BEBER, S. Z.; LEITE, R. F. A perspectiva da alfabetização científica no ensino de química:: um olhar para a produção acadêmica nacional. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–28, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73627. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73627. Acesso em: 2 out. 2024.