A Alfabetização Matemática em Cursos de Pedagogia
perspectivas e práticas na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73393Palavras-chave:
Educação Matemática., Licenciatura., Prática Pedagógica.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre como a alfabetização matemática é entendida e trabalhada em cursos de Pedagogia de universidades federais mineiras. Para isso, baseados em Goldenberg (2015), adotamos uma abordagem qualitativa e realizamos entrevistas com os professores, aplicamos questionários a estudantes de quatro instituições mineiras, além disso, analisamos os projetos políticos pedagógicos desses cursos, bem como as ementas das disciplinas relacionadas ao ensino de matemática. Na análise dos dados, utilizamos a triangulação das diferentes fontes. Os resultados apontaram que a alfabetização matemática é trabalhada no âmbito das disciplinas analisadas e que todas as universidades participantes se mostravam preocupadas em oferecer a seus estudantes uma formação matemática contextualizada. Porém, não há um consenso entre elas sobre o que seria, de fato, a alfabetização matemática. Mesmo assim, todos os docentes e boa parte dos discentes acreditavam que a alfabetização matemática é algo que vai além do ensino dos algoritmos, e que deveria ser trabalhada de forma contextualizada à realidade dos alunos, para que eles conseguissem fazer uso da matemática no seu cotidiano, de forma crítica.
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