Formação continuada de professores alfabetizadores: desafios, saberes e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73765Palavras-chave:
Formação continuada, Políticas educacionais, Desafios na alfabetizaçãoResumo
Este estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC da Especialização em Alfabetização, que partiu da indagação: como a formação continuada de professores alfabetizadores contribui com a prática profissional docente? O objetivo geral foi investigar o processo de formação continuada de professores alfabetizadores, a partir dos objetivos específicos: perceber a importância da formação continuada de professores alfabetizadores; analisar os desafios enfrentados durante essa formação; explorar os saberes construídos e identificar políticas de formação continuada para professores alfabetizadores. Respaldamos os estudos em Tardif (2004), Freire (2007), Imbernón (2010), Ferreiro (2011), Soares (2013), Cruz e Martiniak (2016) e nas políticas públicas da educação. A pesquisa bibliográfica analisou artigos obtidos na base da Revista Brasileira de Alfabetização-RBA e na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. A pesquisa reafirmou a importância das políticas educacionais no incentivo e na efetivação da formação continuada de professores alfabetizadores, apontou que os desafios compreendem desde a falta de debate sobre questões contemporâneas nas escolas até a ausência de diálogo efetivo com as políticas educacionais, revelou um impacto significativo na prática dos professores alfabetizadores e mostrou que as experiências docentes são componente fundamental.
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