Estratégias de leitura do gênero discursivo informativo
experiência em uma estação rotacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73783Palavras-chave:
Alfabetização, Leitura, Estratégia de leitura, Estação rotacionalResumo
Este artigo define por objetivo identificar as estratégias de leitura utilizadas por grupos de alunos que se encontravam em processo de apropriação do sistema de escrita alfabético ao rotacionarem pela estação da leitura de um texto informativo. O percurso metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho pesquisa-intervenção a partir do modelo de estações rotacionais em uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental anos iniciais. Os resultados identificaram que a principal estratégia de leitura utilizada pelos grupos foi a ativação de conhecimentos de mundo, tendo em vista que os alunos haviam estudado sobre as abelhas antes da intervenção ser realizada; a antecipação de conteúdos ocorreu no momento em que criavam hipóteses para confirmar o uso de determinada palavra; e a localização e/ou retomada (cópia) de informações esteve identificada nas palavras que precisavam ser preenchidas nos espaços durante o processo de leitura do texto, sendo possível perceber que no processo de alfabetização os alunos utilizam as mais variadas estratégias de leitura.
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