Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI (2013-2023): uma análise em três tempos

an analysis in three moments

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.74047

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

Resumo

Neste artigo analisa-se em que sentidos se aproximam e/ou se distanciam as inserções do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) em três momentos: o de sua elaboração enquanto projeto de formação para professores da Educação Infantil com material didático próprio, o de sua inclusão nas formações do PNAIC e o da atual retomada no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para isso, foram consultadas pesquisas, artigos, legislações, documentos orientadores, vídeos e uma entrevista com a coordenadora do LEEI. Observou-se que, em sua origem, o LEEI teve apoio do governo federal, o que viabilizou investimentos para pesquisas, eventos, elaboração do material e execução das formações; no segundo momento, sua inserção no PNAIC reduziu o seu potencial em prol da eficiência e da produtividade e, atualmente, sua retomada tem visado o resgate de sua proposta original.

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

SOUZA DE CASTRO, E.; DA FONSECA LOPES, J.; MEDEIROS NOGUEIRA, G. Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI (2013-2023): uma análise em três tempos: an analysis in three moments. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–23, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.1.74047. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74047. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção atemática