Um breve histórico da alfabetização no Brasil
alguns apontamentos sobre políticas e métodos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73797Palavras-chave:
História da Afabetização, Política Pública, Métodos de AlfabetizaçãoResumo
O presente estudo, de natureza qualitativa e caráter teórico e documental, traz resultados parciais de pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Partimos da premissa de que a problemática da alfabetização no Brasil é atual, pois está marcada por interesses políticos que envolvem a construção de um projeto de nação. Além disso, compreendida neste trabalho como um processo discursivo, a alfabetização engloba uma complexidade de fatores psicológicos, sociais, culturais, econômicos e metodológicos. O objetivo do presente artigo é discutir criticamente sobre a história da alfabetização no Brasil, com ênfase nos métodos de alfabetização e sua relação com algumas políticas públicas. Do ponto de vista teórico, o corpus de discussão e análise está fundamentado em Marcilio (2016) e Mortatti (2006). No que tange ao aspecto documental, o escopo é constituído por dispositivos normativos que versam sobre as políticas de alfabetização nos primeiros anos de escolarização, especialmente voltadas à infância. O estudo aponta que a história da alfabetização está marcada por tensões, disputas e interesses políticos e econômicos que reverberam nos métodos de alfabetização que ‘eclodem’ no país em determinados momentos históricos.
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