A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as):
o PNAIC em destaque
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73809Palavras-chave:
Alfabetização., Formação docente., Política de formação continuada, Produção acadêmica.Resumo
O presente texto traz reflexões sobre a produção acadêmica (teses e dissertações) que aborda o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Cabe esclarecer que o conteúdo apresentado nos limites deste artigo é um desdobramento de uma pesquisa que buscou, por meio de um estudo do tipo estado do conhecimento, apontar as tendências e enfoques da produção acadêmica referente às iniciativas de formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) no Brasil. As 23 investigações que abordaram a repercussão do PNAIC na prática pedagógica foram distribuídas em três categorias: pontos positivos (9), pontos negativos (7) e contribuições e críticas (7). A análise dos resultados nos levou a concluir que tanto em termos de quantidade de trabalhos, quanto em termos de qualidade dos apontamentos feitos a partir dos dados das investigações, sobressai uma impressão positiva do PNAIC, o que nos permite inferir que o impacto de sua realização foi positivo.
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