A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as):

o PNAIC em destaque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73809

Palavras-chave:

Alfabetização., Formação docente., Política de formação continuada, Produção acadêmica.

Resumo

O presente texto traz reflexões sobre a produção acadêmica (teses e dissertações) que aborda o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Cabe esclarecer que o conteúdo apresentado nos limites deste artigo é um desdobramento de uma pesquisa que buscou, por meio de um estudo do tipo estado do conhecimento, apontar as tendências e enfoques da produção acadêmica referente às iniciativas de formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) no Brasil. As 23 investigações que abordaram a repercussão do PNAIC na prática pedagógica foram distribuídas em três categorias: pontos positivos (9), pontos negativos (7) e contribuições e críticas (7). A análise dos resultados nos levou a concluir que tanto em termos de quantidade de trabalhos, quanto em termos de qualidade dos apontamentos feitos a partir dos dados das investigações, sobressai uma impressão positiva do PNAIC, o que nos permite inferir que o impacto de sua realização foi positivo.

Biografia do Autor

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordendora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Educação Social.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as): : o PNAIC em destaque. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73809. Acesso em: 10 mar. 2025.

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