Métodos de alfabetização utilizados com crianças com deficiência intelectual: uma pesquisa bibliográfica

A Bibliographic Research

Autores

  • Laís Alice Oliveira Santos Instituto Federal Goiano - Morrinhos
  • Ana Paula Soares de Oliveira Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74394

Palavras-chave:

Alfabetização, Deficiência Intelectual, Métodos Sintéticos, Métodos Analíticos

Resumo

O objetivo deste estudo é reunir e identificar métodos e suas estratégias de alfabetização utilizados com alunos com deficiência intelectual (DI). Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo sem estabelecer um recorte temporal, com a expectativa de angariar o maior número de pesquisas possível. No entanto, apenas seis estudos foram selecionados como aptos a compor nossa proposta. Os métodos de alfabetização identificados incluem abordagens sintéticas, como Abacada, Fonovisuoarticulatória e Fônico, que são eficazes na técnica de leitura e escrita, mas tratam os sujeitos com DI como passivos e focam em processos de repetição. Em contraste, métodos baseados nas perspectivas Construtivista, Histórico-Cultural e Linguística consideram a criança como um sujeito ativo, inserido em contextos sociais e culturais que influenciam seu aprendizado. Esses métodos vão além da técnica, incorporando práticas de letramento significativas, como o uso de comunicação alternativa e a construção de textos. Este estudo é fundamental para refletir sobre os métodos de alfabetização e suas implicações na concepção do sujeito com DI, destacando a necessidade de uma educação inclusiva que considere os sujeitos como seres sociais, diversos e ativos em seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Paula Soares de Oliveira, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Pedagogia pela UFU. Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado pela mesma instituição. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Catalão. Atuante no Atendimento Individualizado Pedagógico no espaço Janelas Abertas Psicologia e Educação.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, L. A.; OLIVEIRA, A. P. S. de. Métodos de alfabetização utilizados com crianças com deficiência intelectual: uma pesquisa bibliográfica: A Bibliographic Research. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74394. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74394. Acesso em: 30 jan. 2025.