Métodos de alfabetização utilizados com crianças com deficiência intelectual: uma pesquisa bibliográfica
A Bibliographic Research
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74394Palavras-chave:
Alfabetização, Deficiência Intelectual, Métodos Sintéticos, Métodos AnalíticosResumo
O objetivo deste estudo é reunir e identificar métodos e suas estratégias de alfabetização utilizados com alunos com deficiência intelectual (DI). Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo sem estabelecer um recorte temporal, com a expectativa de angariar o maior número de pesquisas possível. No entanto, apenas seis estudos foram selecionados como aptos a compor nossa proposta. Os métodos de alfabetização identificados incluem abordagens sintéticas, como Abacada, Fonovisuoarticulatória e Fônico, que são eficazes na técnica de leitura e escrita, mas tratam os sujeitos com DI como passivos e focam em processos de repetição. Em contraste, métodos baseados nas perspectivas Construtivista, Histórico-Cultural e Linguística consideram a criança como um sujeito ativo, inserido em contextos sociais e culturais que influenciam seu aprendizado. Esses métodos vão além da técnica, incorporando práticas de letramento significativas, como o uso de comunicação alternativa e a construção de textos. Este estudo é fundamental para refletir sobre os métodos de alfabetização e suas implicações na concepção do sujeito com DI, destacando a necessidade de uma educação inclusiva que considere os sujeitos como seres sociais, diversos e ativos em seu processo de aprendizagem.
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