O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização
recontextualizando as ciências
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73343Palavras-chave:
Alfabetização, Ecossistema para Aprendizagens, Contação de Histórias, Recontextualização das Ciências, Recontextualization of ScienceResumo
O artigo apresenta parte da pesquisa realizada na dissertação sobre a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O estudo insere-se no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de uma turma de 1º ano da professora-pesquisadora, atuante em uma escola da rede municipal de ensino, em Canoas/RS. No contexto da Educação, o ecossistema para aprendizagens é configurado por meio da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a recontextualização das ciências, mediante a articulação entre contação de histórias, alfabetização e ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e na interpretação da professora-pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver.
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