O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização

recontextualizando as ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73343

Palavras-chave:

Alfabetização, Ecossistema para Aprendizagens, Contação de Histórias, Recontextualização das Ciências, Recontextualization of Science

Resumo

O artigo apresenta parte da pesquisa realizada na dissertação sobre a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O estudo insere-se no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de uma turma de 1º ano da professora-pesquisadora, atuante em uma escola da rede municipal de ensino, em Canoas/RS. No contexto da Educação, o ecossistema para aprendizagens é configurado por meio da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a recontextualização das ciências, mediante a articulação entre contação de histórias, alfabetização e ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e na interpretação da professora-pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida, Universidade La Salle Canoas RS

Mestra em Educação pela Universidade La Salle de Canoas/RS. Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional pela Uniasselvi. Professora da rede municipal de Canoas/RS. pacianellofabiane@gmail.com

Luciana Backes, Universidade La Salle Canoas/RS

Pós-doutorado em Science Social pela Université Paris Descartes – Paris V – Sorbonne. Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Science de l’Education pela Université Lumière Lyon 2. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Canoas. Líder do Grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq e Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) na Université Claude Bernard Lyon 1. Canos, RS. E-mail: luciana.backes@unilasalle.edu.br

Referências

ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias, v. 4, n. 7, p. 1-8, 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23967. Acesso em: 1 jun. 2022.

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

BACKES, Luciana; BRUGUIÈRE, Catherine; FELICETTI, Vera; GABRIEL, Naidi. Recontextualizar Ciências por meio da contação de histórias. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 68, p. 247-264, 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p247-264

BACKES, Luciana; CHITOLINA, Renati; SCIASCIA, Cláudia. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, v. XV, n. 1, p. 128-143, 2019. DOI: https://doi.org/10.26619/2183-4806.XV.1.8

BRANDÃO, Carlos; STRECK, Danilo. Pesquisa participante: o saber da partilha. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006b.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006a.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p. 18-33.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

COELHO, Nelly. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MATURA, Humberto. Transformación en la convivencia. Santiago: Dolmen Ediciones, 1999.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas para a compreensão humana. 12. ed. São Paulo: Palas Athena, 2021.

MORAIS, Artur. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora HUCITEC, 1980.

SCHLEMMER, Eliane; MORGADO, Leonel; MOREIRA, José. Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 32, p. 764-790, 2020. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2021b.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2021a.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

PARCIANELLO DE ALMEIDA, F. A.; BACKES, L. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualizando as ciências. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–29, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73343. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73343. Acesso em: 27 jan. 2025.