Facilitando o Entendimento da Geometria Molecular na Química com o App Mo-Cubed

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74378

Palavras-chave:

Modelos Moleculares. Geometria Molecular. App Mo-Cubed. Ensino de Química.

Resumo

O estudo investiga a integração de tecnologias educacionais, com ênfase no Aplicativo Android Mo-Cubed, para compreender as formas tridimensionais das moléculas e suas propriedades físico-químicas. Teorias educacionais enfatizam a importância da contextualização e do uso de recursos educativos para promover uma aprendizagem eficaz. Este artigo aborda o ensino da Geometria Molecular, destacando sua relevância e as limitações das representações bidimensionais. A metodologia descreve uma aula experimental utilizando o App Android Mo-Cubed, evidenciando melhorias na compreensão dos conceitos tratados. Os resultados ressaltam a eficácia da abordagem digital, corroborados pela análise dos questionários respondidos pelos alunos, que demonstram percepção positiva em relação ao uso do aplicativo. Conclui-se que essa combinação oferece uma experiência de aprendizado completa e estimulante, fomentando o interesse dos alunos pela Química e áreas correlatas.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Hungaro Faria, CMRJ

2º Tenente da Força Aérea BR pertencente ao Quadro do Magistério em Química do Ensino Médio (MQM). Adido militar atuando como Professor de Química no Colégio Militar do RJ (Exército) - Casa de Thomaz Coelho. Desde do 2023 Coordenador Geral da Disciplina de Química do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Doutorando em Química pela Universidade Federal Fluminense [UFF] (2020/2024) atuando na área de Planejamento Racional de Fármacos na Busca por Potenciais Inibidores Contra o Vírus SARS-CoV-2 causador da COVID-19. Mestre em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro [UFRRJ] (2019) e Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro [UFRRJ] (2014). Com experiência na área de pesquisa em Química, com ênfase nas Metodologias de Modelagem Molecular de Compostos Bioativos, Cálculos DFT, Docking Molecular, Virtual Screening, Cálculos Semi-Empíricos e Novas Metodologias no Ensino de Química.

Raphael Salles Ferreira Silva, COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO

Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Licenciado em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados -Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade Unyleya (2022), Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós;-doutorado em Modelagem Molecular pelo Instituto Militar de Engenharia (2020). Atuou de 2011-2023 como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas da área de Química Orgânica. Atualmente é professor de Química do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, tendo trabalhado nas áreas de síntese orgânica, química de produtos naturais, síntese de moléculas bioativas, geoquímica orgânica, biocombustíveis, técnicas cromatográficas (GC-MS, GC x GC - TOFMS, HSCCC), atualmente desenvolve pesquisa com modelagem molecular na área de docagem molecular e dinâmica molecular voltada para química medicinal. Fez parte de 2013 a 2020 do conselho diretor da Associação Brasileira de Química. Co-autor de um livro didático de Química Orgânica.

Leonardo Bruno Federico, UFSC

Possui graduação em Farmácia - Habilitação em Fármacos e Medicamentos pela Universidade Federal de Alfenas (2008), mestrado em Química pela mesma universidade (2012) e doutorado de dupla titulação, por meio do convênio de cotutela entre a Universidade de São Paulo (USP-SP) e a Universidade Granada (UGR) em Ciências e Farmácia, respectivamente (2016).

Possui três estágios de pós-doutorado concluídos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP com a linha de pesquisa em planejamento de novos candidatos a anti-inflamatórios, planejamento computacional e avaliação biológica de novos potenciais inibidores da malato desidrogenase com interesse no controle do cancro cítrico e planejamento computacional e desenvolvimento de fármacos antitumorais.

Como pesquisador, realiza trabalhos em Química Computacional e Modelagem Molecular, visando o planejamento racional de fármacos e triagem virtual de compostos químicos com características farmacológicas. Além da expertise desenvolvida na área de desenvolvimento de fármacos, utiliza a linguagem de programação Python para desenvolvimento de scripts e programas de computador.

Em 2021/22 atuou como coordenador de segurança de produtos desenvolvendo estudos/simulações toxicológicas e de biodegradabilidade de produtos químicos na empresa de cosméticos Natura e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

FARIA, M. V. H.; SILVA , R. S. F.; FEDERICO, L. B. Facilitando o Entendimento da Geometria Molecular na Química com o App Mo-Cubed. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74378. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74378. Acesso em: 30 jan. 2025.