A alfabetização das crianças das classes populares, no Brasil, nos últimos anos
o que promoveram a BNCC e a PNA? Que herança deixam para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada?
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74037Palavras-chave:
Alfabetização., Base Nacional Comum Curricular., Política Nacional de Alfabetização., Compromisso Nacional Criança AlfabetizadaResumo
A partir de uma revisão da produção bibliográfica recente, analisamos, criticamente, a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e a já revogada Política Nacional de Alfabetização (Brasil, 2019a), buscando destacar como tais diretrizes oficiais produziram lamentáveis retrocessos nos âmbitos teórico, curricular, de formação continuada de alfabetizadores, do ensino e da avaliação, bem como da produção de materiais e de outros recursos didáticos destinados ao ensino da leitura e da escrita para crianças entre 4 e 8 anos de idade. Ao final de nossas análises, refletimos sobre como tais retrocessos representam obstáculos para que consigamos atingir metas anunciadas, desde 2023, pela nova política que visa garantir a alfabetização no Brasil, o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.
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